Leitura mais do que obrigatória para compreender o porquê do surgimento da gramática.
A vertente grega da gramática normativa, de Maria Helena de Moura
Neves, é um livro muito interessante.
Leia-o!!!
Gramática
A gramática será conforme os problemas apresentados na produção textual dos alunos.
Consideramos para o primeiro ano do ensino médio o seguinte: acentuação, pontuação (vírgula, ponto contínuo e ponto final), transformar substantivo em verbo, por exemplo.
Ainda assim, faltaram outros aspectos gramaticais. Penso que a discussão foi pouca.
Literatura
Não haverá mais periodização literária em sala. Os alunos estudarão só textos literários, por exemplo, poesia.
Deixamos a periodização para os trabalhos. Tais trabalhamos serão escritos à mão, e o aluno só receberá ponto se, antes, passar por um seminário ou por uma prova oral, comprovando, dessa forma, o motivo da pontuação.
Não debatemos sobre o que será estudado nos textos. Redação Os professores, a maioria, concordaram com a reconstrução textual em sala de aula, mas isso não ficou muito claro. Precisamos definir melhor. As aulasComo são oito aulas por semana, dividiremos as aulas assim: 2 de Gramática, 2 de Literatura, 2 de Leitura e 2 de Redação. Entre elas, deverá haver uma relação.
A reunião foi proveitosa, porque ela foi uma conseqüência de outras reuniões.
Depois que tudo estiver anotado em ata, documentado, a Coordenação de Ensino deverá cobrar, porque terá algo para cobrar.
E não é só. Os pais dos alunos poderão receber no ato da matrícula um informe
bem-feito sobre o perfil do professor e sobre o conteúdo a ser aplicado em sala.Estamos avançando por meio do Conselho de Disciplina.