Hoje, na primeira reunião dos Conselhos de Classe, na escola Heloísa Mourão Marques, por causa da inexperiência, professores e direção erraram. Compreendo que esses erros serviram para que no futuro não sejam cometidos.
O problema central foi que alguns professores das turmas do 2o ano (A, B, C, D ou E) lecionam, por exemplo, no 3o ano e, por causa disso, permaneceram na reunião do 3o ano por mais tempo, chegando bem depois à reunião do 2o ano. Não era para todo o 2o ano estar na mesma sala, mas cada professor da mesma turma do 2o ano estar reunido. Nesse sentido, o professor não dialogou com os colegas de uma mesma turma o tempo necessário para solucionar problemas e para apontar novos caminhos.
Na outra reunião, marcada para 4 de novembro, a pauta dos Conselhos de Classe e de Disciplina ficou assim:
1) Redefinir a organização do Conselho de Classe e a sua pauta;
2) Retomar a pauta da reunião (dia 23 de setembro) do Conselho de Disciplina, qual seja: a natureza da prova e a aplicação dessa prova para os três anos do ensino médio; e
3) Exposição oral dos professores-coordenadores das disciplinas a todos os professores da escola sobre o conteúdo da reunião de 12 de outubro.
Como é difícil criar uma nova cultura na escola, uma nova relação entre os professores. Como é árduo criar uma nova organização escolar. Mas qual o sentido da vida se não lutamos por transformações? Uma dessas transformações, qualificar o ensino na escola Heloísa Mourão Marques.