Hoje, mais uma vez, a área Literatura-Língua Portuguesa reuniu-se para traçar o plano de curso do primeiro ano (ensino médio) para 2007, na escola Heloísa Mourão Marques. Antes, a professora Alessandra leu a ata que determinou alguns pontos para Literatura na última reunião.
Por exemplo, em sua leitura, a partir do próximo ano, os professores de Literatura levarão textos literários para a sala de aula. Literatura é texto para ser lido, compreendido e interpretado em sala.
Mas, como o professor Tadeu defendeu a idéia de que o historicismo literário não deve ser excluída, algo com que não concordei, a área aprovou esse historicismo. Para isso, um trabalho, escrito à mão, servirá para a avaliação.
Falta mais sobre Literatura.
Chegamos hoje a iniciar algo sobre Redação para o primeiro ano. Para a próxima reunião, os professores deverão apresentar um plano de curso. Aqui, coloco algumas idéias.
- Nos três anos do ensino médio, o professor precisa lecionar texto dissertativo;
- No primeiro ano, deve haver, também, texto narrativo, mas sua carga horária precisa ser menor;
- Primeiro ano: 8o% de dissertação e 20% de narração;
- Devemos seguir a orientação da Copeve sobre Redação;
- Devemos seguir os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa sobre reconstrução textual;
- É preciso definir essa construção de forma bem detalhada;
- Precisamos massificar exercícios gramaticais a partir de problemas apresentados pelos alunos em suas dissertações;
- Precisamos criar um modelo de folha para a dissertação.
Esses, alguns pontos.
Na próxima reunião de área, pedirei que os professores mostrem, concretamente, como lecionam dissertação em sala de aula (ou na "caixa-preta"). Desejo questionar e ser questionado, e muito.