quinta-feira, julho 05, 2007

De novo minha escola pública


Disseram-me que a gestora da escola Heloísa Mourão Marques, professora Lúcia, está aborrecida por causa de minhas publicações neste blog.

Até onde reli meus textos neste espaço democrático, não agredi, não insultei, não fofoquei e não falei mal. Fiz, isso sim, "críticas", que em grego significa "juízo", isto é, apresentei minhas razões sobre sua forma de administrar uma escola pública.

E, mais uma vez, exponho idéias ofertadas à gestora e questões deliberadas em reuniões do corpo docente, mas que...

1. Crachá. Em março, aprovamos em reunião e, até hoje, não é realidade;

2. Site. Sugeri à professora Lúcia um site da escola para que os professores hospedassem seus blogs, para que a gestora publicasse os recursos da escola, para que idéias fossem expostas, para que a escola mostrasse sua imagem. Disse que a idéia era ótimas, mas até hoje...;

3. Camisa dos professores. Se alunos usam uniforme, professor deveria usar também. Alguns professores, no entanto, recusaram a idéia do tradicional jaleco. Aprovaram-se camisas para o corpo docente, mas até hoje...;

4. Avaliação. Em 2006, sugeri à gestora que setores da escola, por meio de questionário, avaliassem a unidade de ensino, professores, direção. A gestora disse-me que faria isso, mas até hoje... Eu, por exemplo, entrego no final do semestre questionário aos alunos para que eles me avaliem;

5. Redação. Já dei idéia para que possamos qualificar o ensino de Redação, mas até hoje...;

6. Redaçaõ. No final de cada semestre, propus haver redação diagnóstica para provar se o aluno melhorou sua produção textual, mas até hoje...;

7. Conselhos de Turma. Gostou da idéia, mas até hoje...;

8. Conselhos de Disciplina. Gostou da idéia, mas até hoje...;

9. Sala com nome. A idéia era colocar nome para cada sala. Sala Carlos Drummond de Andrade. Sala Einstein. Sala Decartes. Ela gostou da idéia, disse que faria, mas até hoje...;

10. Cinema. Eu me propus a formar um encontro, por exemplo, entre Literatura, História e Filosofia por meio de bons filmes. Ela gostou da idéia, mas até hoje...;

11. Escolher seu professor. Aluno do segundo ano deve escolher seu professor para o terceiro ano. Alunos que são dedicados, que desejam entrar em uma faculdade e, por isso, precisam dos melhores professores no terceiro ano.

Por que não gostam deste blog? Não ofendo ninguém. Defendo idéias e sou muito exigente comigo. Busco fazer o melhor para os outros, mas sempre estou insatisfeito.

Qualidade de ensino não depende de um professor, mas de um conjunto bem articulado, e esse conjunto não se encontra articulado. Uma escola precisa de metas. Quais são as nossas para a escola Heloísa Mourão Marques?

Por favor, entrem em minha sala; julguem-me ao vivo. Uma escola precisa documentar como seus professores lecionam e o que lecionam. Não tenho medo de ser criticado, de debater idéias, de mudar de rumo.

Não tenho medo quando alunos preenchem um questionário para que eles me avaliem. Não tenho medo da democracia, da conversa aberta, da crítica ética, inteligente e propositiva.

Não sou do tipo que, com as mãos atadas, aplude meu algoz com os pés. Não sou indiferente à vida, à escola, porque sempre podemos fazer o melhor para o nosso semelhante. Sempre.

Luto no cotidiano escolar por uma escola pública que tenha qualidade e não faço mais do que a minha obrigação.

Por que não gostam deste blog?

Um comentário:

José, professor de matemática disse...

O problema, Aldo, é que a mesma dificuldade que nossos alunos têm de interpretar textos, é compartilhada por profissionais da escola. A qualidade dos textos postados aqui estão acima da capacidade de leitura da maioria dos funcionários, que interpretam o que quiserem (ou são levados a acreditar por boatos). Já encontrei pessoas IGNORANTES que leram sua postagem a respeito da gincana (que, aliás, está sendo divulgado a professores e alunos SEM a participação da gestão ou da coordenação de ensino), em que você elogia a área de matemática, e entenderam totalmente o oposto. Infelizmente, até quem chegou a pouco tempo na escola já se deixou influenciar por comentários medíocres, e já anda falando nos bastidores a seu respeito. É deplorável. É triste. Deveria estar mostrando resultados no tocante ao ensino, e para isso deveria DIALOGAR com todos do corpo docente, inclusive com os críticos. E também parar de perder tempo com decisões arbitrárias que não levam em consideração o desenvolvimento da escola, apenas puro autoritarismo. Alguns dos itens que você citou como esquecidos pela gestão da escola são realizáveis, outros não creio. Mas aqueles que são, foram engavetados, sem perspectiva de que voltem à tona. O problema da gestão é o de todo cargo eletivo: achar que, após eleito(a), pode subir em um panteão acima dos mortais (que o colocaram lá) e dar ordens deliberadamente, mesmo dando o mal exemplo de não cumprir seus horários e/ou obrigações. Precisamos nos articular para, na próxima eleição para gestão da escola, não assumir outra pessoa que vai usufruir plenamente seu salário sem que a escola usufrua de bons resultados. Caso contrário, o prejudicado pela irresponsabilidade mais uma vez será o aluno.