Neste semestre, meus alunos leram textos relacionados a personagens marginais no Rappa, em Castro Alves, em Ferreira Gullar, em Cruz e Sousa, em Graciliano Ramos, em Ariano Suassuna, sem falar nos filmes "Jeca Tatu", "Tapete Vermelho" e "Auto da Compadecida".
Por meio desses textos, apresentei a eles o oposto ao senso comum. No caso dos filmes, destaquei a importância do caipira como oposição ao caubói. Pedi a eles uma crítica à cultua da Expo-Acre, lugar onde se sepulta a cultura do caipira.
Evidente que certos alunos não estão nem aí sobre qualquer assunto, mas, havendo minoria, eu leciono. Penso em outro momento retornar com a temática cultura popular, encarnada na imagem do caipira.
A Expo-Acre é um processo de aculturação da cultura caipira, por isso apresentei a eles as marcas desse homem rural na literatura e no cinema.
Por meio desses textos, apresentei a eles o oposto ao senso comum. No caso dos filmes, destaquei a importância do caipira como oposição ao caubói. Pedi a eles uma crítica à cultua da Expo-Acre, lugar onde se sepulta a cultura do caipira.
Evidente que certos alunos não estão nem aí sobre qualquer assunto, mas, havendo minoria, eu leciono. Penso em outro momento retornar com a temática cultura popular, encarnada na imagem do caipira.
A Expo-Acre é um processo de aculturação da cultura caipira, por isso apresentei a eles as marcas desse homem rural na literatura e no cinema.
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