Quem leciona nas escolas públicas acrianas (quem não é vereador, deputado, senador ou governador, homens que deveriam ser responsáveis por políticas públicas da educação) enxerga em sala de aula o que políticos só veem em suas propagandas.
Oito anos Jorge Viana. Quatro anos de Arnóbio Marques. Dois anos de Tião Viana. Ao todo, 14 anos de educação pública conforme os mandos do PT.
Oito anos Jorge Viana. Quatro anos de Arnóbio Marques. Dois anos de Tião Viana. Ao todo, 14 anos de educação pública conforme os mandos do PT.
Não dizem mais que o salário do professor no Acre é o maior do país. Aníbal Diniz, que ignora o que seja escola pública, reproduzia essa falácia no meios de comunicação.
Falava do salário sem falar do custo de vida da sociedade acriana.
Pois bem, mais uma vez, após anos e anos, a escola pública acriana permanece como uma das piores do Brasil, uma das piores da Região Norte.
Abaixo, coloquei na sequência a relação de estados e Distrito Federal e, por meio de números, as melhores escolas públicas conforme o ENEM-2011.
Minas Gerais: 704.29 1º
Pernambuco: 676.95 2º
Espírito Santo: 672.49 3º
Rio de Janeiro: 664.98 4º
Rio Grande do Sul: 660.56 5º
São Paulo: 660.55 6º
Falava do salário sem falar do custo de vida da sociedade acriana.
Pois bem, mais uma vez, após anos e anos, a escola pública acriana permanece como uma das piores do Brasil, uma das piores da Região Norte.
Abaixo, coloquei na sequência a relação de estados e Distrito Federal e, por meio de números, as melhores escolas públicas conforme o ENEM-2011.
Minas Gerais: 704.29 1º
Pernambuco: 676.95 2º
Espírito Santo: 672.49 3º
Rio de Janeiro: 664.98 4º
Rio Grande do Sul: 660.56 5º
São Paulo: 660.55 6º
Paraná: 655.24 7º
Mato Grosso do Sul: 637.43 8º
Pará: 626.86 9º
Bahia: 625.86 10º
Ceará: 611.65 11º
Rio Grande do Norte: 606.20 12º
Goiás: 605.73 13º
Mato Grosso: 596.39 14º
Amazonas: 595.54 15º
Santa Catarina: 595.20 16º
Maranhão: 587.26 17º
Paraíba: 584.98 18º
Mato Grosso do Sul: 637.43 8º
Pará: 626.86 9º
Bahia: 625.86 10º
Ceará: 611.65 11º
Rio Grande do Norte: 606.20 12º
Goiás: 605.73 13º
Mato Grosso: 596.39 14º
Amazonas: 595.54 15º
Santa Catarina: 595.20 16º
Maranhão: 587.26 17º
Paraíba: 584.98 18º
Distrito Federal: 578.30 19º
Sergipe: 577.88 20º
Sergipe: 577.88 20º
Piauí: 577.23 21º
Alagoas: 572.80 22º
Roraima: 563.62 23º
Tocantins: 554.98 24º
Rondônia: 540.00 25º
Acre: 499.08 26º
Amapá: 480.09 27º
A melhor escola pública acriana, o Instituto São José, deixa o estado do Acre na penúltima posição no Brasil e na Região Norte.
O que é melhor no Acre fica, no âmbito geral das escolas brasileiras, no 5.769º lugar.
A escola José Rodrigues Leite, com 484.32 pontos, encontra-se na 6.875ª posição do ranking nacional.
Na faculdade de medicina da UFAC, não existe aluno acriano de escola pública. Por causa disso, muitos temeram que a UFAC entrasse no ENEM.
A situação educacional no Acre permanece muito ruim. Os homens públicos, no entanto, colocam seus filhos em escola particulares, e os sindicatos da educação não estão nem aí.
Roraima: 563.62 23º
Tocantins: 554.98 24º
Rondônia: 540.00 25º
Acre: 499.08 26º
Amapá: 480.09 27º
A melhor escola pública acriana, o Instituto São José, deixa o estado do Acre na penúltima posição no Brasil e na Região Norte.
O que é melhor no Acre fica, no âmbito geral das escolas brasileiras, no 5.769º lugar.
A escola José Rodrigues Leite, com 484.32 pontos, encontra-se na 6.875ª posição do ranking nacional.
Na faculdade de medicina da UFAC, não existe aluno acriano de escola pública. Por causa disso, muitos temeram que a UFAC entrasse no ENEM.
A situação educacional no Acre permanece muito ruim. Os homens públicos, no entanto, colocam seus filhos em escola particulares, e os sindicatos da educação não estão nem aí.
Um comentário:
Professor Aldo, como está a vida no Rio de Janeiro? Espero que esteja tudo bem. DEixe o seu número para que possamos entrar em contato.
Esses números, infelizmente, não me surpreendem. A precariedade da maioria das escolas públicas de Rio Branco é lamentável. Na escola Leôncio de Carvalho, por exemplo, onde leciono, não é possível climatizar as salas pois o orçamento da escola não é o suficiente sequer para providenciar a substituição da fiação elétrica, muito meos para a compra de ares-condiciados. O calor infernal em que tentamos realizar nosso trabalho afasta qualquer possibilidade de educação como instrumento de transformação social.
A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação realizada em novembro deram muita visibilidade ao governo. Mas, e a difícil realidade cotidiana? Foi varida para baixo do tapete do desinteresse público, longe dos olhos da imprensa local, que também peca por omissão. Afinal, é mais fácil culpar o professor, atribuindo a ele a incompetência de muitos.
Gleyson Moura
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