Uma menina linda e faladora, sua linguagem oral é muito esperta e sua escrita muito organizada.
Ela aceitou praticar comigo a prática da escrita. Repare na redação de Íris.
Texto organizado de uma menina de 10 anos |
A escola, quando é organizada, quando sabe o que quer, sabe também organizar a produção textual dos seus alunos.
O texto da Íris pode ser melhorado mais ainda, e começaremos com o primeiro parágrafo.
Parte 1
Nasci no dia 26/11/2002, hoje tenho dez anos e estudo na unidade SESI de Jacarepaguá,
comecei estudar esse ano no SESI por isso não tenho muitas amigas, tenho
o meu grupo na escola que é composta por oito meninas.
Minha primeira observação é a repetição de termos, no caso, do verbo "ter". Penso que ampliar o vocabulário e entender o seu uso no texto relaciona-se a um dos exercícios da inteligência.
Pedi a ela para refazer a primeira parte.
Parte 1 refeita
Hoje tenho dez anos :fiz dez anos ,hoje estou com dez anos por isso ñ tenho muitas amigas:por isso ñ conquistei muitas amigas , por isso ñ conheci muitas amigas, por isso ñ consegui muitas amigas.
Ela não se limitou a evitar a repetição verbal, precisarei conversar com ela pessoalmente, porque ela mudou a ideia.
O que proponho é manter a ideia com outro verbo no texto.
Vamos ver como fica em Íris, de 10 anos (2)
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