quarta-feira, outubro 25, 2006

Crase & Crase

Ex-aluna, Adriana pediu para eu analisar a crase. A questão é ampla. Não escreverei tudo aqui, impossível por causa do meu tempo.
A primeira observação é que "crase" signfica "união", no caso, entre a preposição "a", relacionada à regência indireta do verbo, e o artigo "a", relacionado ao substantivo feminino.
Um exemplo: eu me dedicarei à vida.
Se Machado de Assis fosse escrever, ele registraria "eu me dedicarei a a vida", porque, na época, e não à época, não havia o acento grave (`), indicador do fenômeno da crase.
Dedicarei a quê? A pergunta pede "a", de preposição. A resposta pede "a" vida, de artigo. Unem-se os dois: a + a = à.
Sugiro o ótimo livro Decifrando a crase, de Celso Pedro Luft, editora Globo. Em outro momento, retornarei a esse assunto.