quarta-feira, outubro 01, 2008

Embriaguem-se

"É preciso estar sempre embriagado. Aí está: eis a única questão. Para não sentirem o fardo horrível do Tempo que verga e inclina para a terra, é preciso que se embriaguem sem descanso.

Com quê? Com vinho, poesia ou virtude, a escolher. Mas embriaguem-se.

E se, porventura, nos degraus de um palácio, sobre a relva verde de um fosso, na solidão morna do quarto, a embriaguez diminuir ou desaparecer quando você acordar, pergunte ao vento, à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo que flui, a tudo que geme, a tudo que gira, a tudo que canta, a tudo que fala, pergunte que horas são; e o vento, a vaga, a estrela, o pássaro, o relógio responderão: "É hora de embriagar-se! Para não serem os escravos martirizados do Tempo, embriaguem-se; embriaguem-se sem descanso". Com vinho, poesia ou virtude, a escolher
."

Charles Baudelaire

Cabra Cega

"Será que o jornal A Tribuna ainda não ouviu falar de uma coisinha chamada 'revisor'??? De vez em quando é bom ter um desses na redação para evitar esses errinhos, até engraçados as vezes, mas que comprometem a credibilidade de qualquer veiculo de comunicação."

O texto acima, escrito por um Charles Foster Kane, foi retirado do blog do Altino Machado.

Meu amado Foster, como você pode notar, li seu comentário no blog do Altino Machado e, para quem ri "de uma coisinha chamada revisor", seu texto apresenta erros de português. Entretanto, não comentarei sobre os seus, mas sobre o meu "Cabra Cega".

Quando corrijo o jornal, minha atenção toda só se destina à gramática, por exemplo, à vírgula, à concordância, à regência. Isso é feito por uma só passagem de olho. Eu me condiciono à gramática, porque são os erros mais comuns. Pois bem, impossível conferir se nomes no texto são iguais aos nomes das chamadas, porque olho o texto uma só vez. Se tivesse que olhar um segunda vez, sairia do jornal mais tarde.

Evito muitos erros, mas sei que não os elimino. Queria muito que A TRIBUNA fosse o jornal acreano melhor escrito, mas isso depende de uma vontade interna acima de mim.

Nos jornais acreanos, o texto elaborado e a palavra correta não têm importância. Como disse um ex-dono de jornal, "tudo acaba no lixo".

Mário Quintana (2)



(O maior encanto dos bebês são as babás)