quinta-feira, julho 05, 2007

Heloísa, e a redação?


A cada ano, o Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem, reprova a escola Heloísa Mourão Marques no quesito Redação. Antes que Jesus retorne, precisamos salvar os textos de nossos alunos.
1. Precisamos fazer com que o Conselho de Literatura e de Língua Portuguesa funcione mesmo. Para tanto, a direção precisa impor prazo para a escolha do professor que administrará os trabalhos;

2. O conselho precisa documentar o que faz, e a direção precisa se reunir com o professor que administra os trabalhos para cobrar metas do conselho;

3. Não existe na escola uma proposta para Redação. Não se trata de conteúdo, mas de "como" haver uma prática em sala, e os parâmetros apontam caminhos;

4. Precisamos criar material didático de gramática a partir dos problemas gramaticais mais comuns nas redações;

5. Precisamos de um modelo único de correção para as redações;

6. Precisamos de papel apropriado para as redações;

7. Precisamos parar de perder tempo.

De novo minha escola pública


Disseram-me que a gestora da escola Heloísa Mourão Marques, professora Lúcia, está aborrecida por causa de minhas publicações neste blog.

Até onde reli meus textos neste espaço democrático, não agredi, não insultei, não fofoquei e não falei mal. Fiz, isso sim, "críticas", que em grego significa "juízo", isto é, apresentei minhas razões sobre sua forma de administrar uma escola pública.

E, mais uma vez, exponho idéias ofertadas à gestora e questões deliberadas em reuniões do corpo docente, mas que...

1. Crachá. Em março, aprovamos em reunião e, até hoje, não é realidade;

2. Site. Sugeri à professora Lúcia um site da escola para que os professores hospedassem seus blogs, para que a gestora publicasse os recursos da escola, para que idéias fossem expostas, para que a escola mostrasse sua imagem. Disse que a idéia era ótimas, mas até hoje...;

3. Camisa dos professores. Se alunos usam uniforme, professor deveria usar também. Alguns professores, no entanto, recusaram a idéia do tradicional jaleco. Aprovaram-se camisas para o corpo docente, mas até hoje...;

4. Avaliação. Em 2006, sugeri à gestora que setores da escola, por meio de questionário, avaliassem a unidade de ensino, professores, direção. A gestora disse-me que faria isso, mas até hoje... Eu, por exemplo, entrego no final do semestre questionário aos alunos para que eles me avaliem;

5. Redação. Já dei idéia para que possamos qualificar o ensino de Redação, mas até hoje...;

6. Redaçaõ. No final de cada semestre, propus haver redação diagnóstica para provar se o aluno melhorou sua produção textual, mas até hoje...;

7. Conselhos de Turma. Gostou da idéia, mas até hoje...;

8. Conselhos de Disciplina. Gostou da idéia, mas até hoje...;

9. Sala com nome. A idéia era colocar nome para cada sala. Sala Carlos Drummond de Andrade. Sala Einstein. Sala Decartes. Ela gostou da idéia, disse que faria, mas até hoje...;

10. Cinema. Eu me propus a formar um encontro, por exemplo, entre Literatura, História e Filosofia por meio de bons filmes. Ela gostou da idéia, mas até hoje...;

11. Escolher seu professor. Aluno do segundo ano deve escolher seu professor para o terceiro ano. Alunos que são dedicados, que desejam entrar em uma faculdade e, por isso, precisam dos melhores professores no terceiro ano.

Por que não gostam deste blog? Não ofendo ninguém. Defendo idéias e sou muito exigente comigo. Busco fazer o melhor para os outros, mas sempre estou insatisfeito.

Qualidade de ensino não depende de um professor, mas de um conjunto bem articulado, e esse conjunto não se encontra articulado. Uma escola precisa de metas. Quais são as nossas para a escola Heloísa Mourão Marques?

Por favor, entrem em minha sala; julguem-me ao vivo. Uma escola precisa documentar como seus professores lecionam e o que lecionam. Não tenho medo de ser criticado, de debater idéias, de mudar de rumo.

Não tenho medo quando alunos preenchem um questionário para que eles me avaliem. Não tenho medo da democracia, da conversa aberta, da crítica ética, inteligente e propositiva.

Não sou do tipo que, com as mãos atadas, aplude meu algoz com os pés. Não sou indiferente à vida, à escola, porque sempre podemos fazer o melhor para o nosso semelhante. Sempre.

Luto no cotidiano escolar por uma escola pública que tenha qualidade e não faço mais do que a minha obrigação.

Por que não gostam deste blog?

Festa Literária Internacional de Parati




Um grande amigo morava em Parati.

Jayme cursou administração na Universidade Federal Fluminense e, uma vez formado, partiu para trabalhar em Manaus.

Nunca mais vi Jayme.

Conheci Parati por meio dele, época em que não havia ainda a Festa Literária Internacional de Parati.

Perto de Ubatuba, São Paulo, Parati vive depois de Angra dos Reis. Neste ano (de 4 a 8 de julho), mais uma vez, a festa revela um Rio de Janeiro que não se fecha em praias, em balas e no Corcovado. Em Parati, os livros e seus autores abrem-se como identidade cultural.

Pena, não estou lá.

Cosmo



Acredite: tua arrogância é bem menor do que o Universo.

Matéria de Josafá Batista

Sinteac pede e governo suspende
projeto que dá isonomia à educação

A tramitação do projeto de lei que dá isonomia salarial aos servidores da educação estadual em relação às demais categorias está suspensa a pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteac). Motivo: a instituição alega desconhecer o teor do projeto. A isonomia é a principal reivindicação do Sinteac desde o primeiro mandato de Jorge Viana.

O projeto foi enviado para votação na Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) e apresentado na terça-feira à imprensa pelo líder do governo, deputado estadual Moisés Diniz (PC do B).

Ao ver a repercussão nos jornais, o presidente do Sinteac, Manoel Lima, pediu para ver o projeto e também discuti-lo com a categoria. Foi atendido rapidamente.

“É verdade que o teto desejado foi atingido, o que falta saber é como o governo pretende pagar o reajuste. Pode haver parcelamentos, em várias vezes, inclusive. Isso não foi explicado e muito menos decidido com a categoria. Assim, pedimos uma reunião com a equipe do governo e vamos submeter o projeto à deliberação dos servidores”, disse Manoel Lima.

A reunião entre a nova diretoria do Sinteac e a equipe de governo foi marcada para hoje. A assembléia com a categoria deve ser convocada ainda nesta semana, de acordo com Manoel Lima.

Uma das reivindicações da categoria deve causar polêmica: a progressão dos salários até R$ 3.183. Na proposta do governo, o teto chega a apenas a R$ 3.002.

Uma das propostas do Sinteac, segundo Lima, será a implantação de uma gratificação recebida pelos demais servidores das demais carreiras estaduais, chamada VP, para complementar a proposta do governo até o valor desejado. A própria proposta, porém, pode causar nova polêmica. É que a VP não conta para os cálculos de aposentadoria, por exemplo.