terça-feira, novembro 21, 2006

CrasE

"A gerente destaca que nos últimos anos o Estado vem recebendo cada vez mais turistas. Várias associações estão sendo criadas para atender à esse mercado tão promissor."
    1. "À esse" - O poder público, sem critério ou com o critério da amizade, convida "jornalistas" para trabalhar e o resultado é "à esse" em suas matérias. O revisor corrige, e o jornalista sai bem na foto ao lado do governador Jorge Viana. Quem sabe, não sei, ganhará o prêmio Chalub Leite. Realmente, revisor apaga as vergonhas de alguns jornalistas.

Vai fazer

"A Central Única dos Trabalhadores (CUT) vai fazer uma manifestação em Rio Branco no dia 29 e planeja uma marcha para Brasília (DF) no dia 6. Tanto barulho tem um objetivo: forçar o governo a desistir de reajustar o salário mínimo para 367 reais."
    1. "Vai fazer" - Nas redações dos vestibulandos, muito comum escrever uma locução verbal desnecessária, nesse caso, o uso do verbo "vai". Conjugue o "fazer". "A Central Única dos Trabalhadores (CUT) fará uma manifestação", e é isso aí.

Vírgula

"As observações mais seguras, tiveram início em uma tarde de março de 1999, quando o paleontólogo Alceu Ranzi, em vôo de Porto Velho para Rio Banco, visualizou um grande círculo desenhado no solo, em uma fazenda nos arredores de Rio Branco."
    1. "Seguras, tiveram". Essa vírgula não existe. Não há vírgula quando ocorre uma Ordem Sintática Direta. Sem mais comentários.