sábado, agosto 11, 2007

O diabO


Diabólico & Simbólico

Mais do que significado, a palavra tem uma função, diz Bakhtin. Mas desejo renomeá-la para fugir ao senso comum.

"Di(a)" significa espalhar, dispersar, desune.

"Sim" significa unir, congregar.

"Bólico" significa lançar, jogar.

Paródia


Gosto do programa Geração Gazeta, da Joceli Abreu. A foto ao lado, eu a tirei antes de a apresentadora entrar em cena.

Há uma parte de seu programa que estou querendo parodiar, é o Quadro gourmet. Imagino os pobres do Airton Sena com água na boca.

Pensando nisso, acho que apresentarei o avesso dos ricos. Farei neste blog o Quadro Cumê.

Ronda Gramatical


"O senador Sibá Machado (PT-AC) subiu a tribuna na manhã de ontem para ressaltar os recursos destinados à capital Rio Branco através do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal (PAC). Os recursos foram anunciados na última sexta feira, dia 3, pelo presidente Lula."

1. Há outros, mas considero Dicionário Prático de Regência Verbal, de Celso Pedro Luft, ótimo para consulta. Como não se trata de um purista, mesmo porque a língua não é pura, fixa, imóvel, o professor Celso admite o uso de "subiu na". Ele cita "... subida em uma árvore sombria" (Camões).

2. Por outro lado, considero certas construções sintáticas conforme a situação do falante, o que os lingüistas chamam de registro. Nesse caso, portanto, "o senador Sibá Machado (PT-AC) subiu à tribuna", porque o parlamentar representa a instituição Senado, ou seja, seu assessor de comunicação tem o dever de escrever segundo a gramática tradicional.

2. No texto, como ninguém atravessou algo, o uso de através é incorreto. O correto é por meio de. Entretanto, como eu disse, a língua não é imóvel. Alguns admitem por meio de como sendo através. Assessor do Poder Legislativo deve escrever conforme a gramática tradicional.