quinta-feira, maio 17, 2007

A Aluna e a Inspetora


Como o professor não havia chegado, a turma resolveu ficar no corredor para incomodar as aulas de outros professores, por exemplo, a minha.
Essa aluna do ensino médio (foto) sobe à cadeira e começa a gritar, indiferente à educação e à minha aula. A inspetora busca resolver esse péssimo exemplo, mas o caso é para leão-de-chácara ou para segurança.
Levantei-me e dei uma boa reprimenda.

Existem alunos que jamais ultrapassarão o limite do muro social, o limite do muro do salário mínimo (ou do salário-mínimo), porque não estão na escola para estudar, para respeitar.
O muro que essa jovem encontrará no futuro poderá ser intransponível. Tudo é uma questão de tempo. E "o tempo não pára", canta Cazuza.

Ainda sobre Sinteac

Cheguei ao final de minha matéria sobre as finanças do Sinteac. Abri algumas pastas da contabilidade e, comparadas ao relatório da auditoria, afirmo que há irregularidades.
Quando será publicada, bem, isso depende da editora-chefe da TRIBUNA.
Por falar em Sinteac, sindicalistas exigem que professores saiam das "férias antecipadas". Se o sindicato não sabe se organizar para atrair seus filiados, melhor pagar uma consultoria. Está na hora de sindicalista deixar de ser amador. É preciso profissionalizar sua inteligência.

Texto de Jornalista


"Os parlamentares também discutirão a participação da mulher no Legislativo, cuja mesa será presidida pela deputada Naluh Gouveia (PT-AC), coordenadora da Secretaria de Mulheres da Unale e o atual momento político brasileiro, bem como participarão de painéis sobre questões que envolvem o meio ambiente, habitação popular, o Mercosul e as relações internacionais e as políticas de inclusão do jovem."
1. Tem repórter que só sabe olhar defeito no texto dos outros e não olha para seus erros. Repare o tamanho desse parágrafo e a confusão de idéia;

2. Há mais de cem anos na imprensa acreana, esse "proficional" ignora que frases-oracionais no jornalismo devem ser curtas. Curto, mesmo, é o cérebro.
Reconstrução

Os parlamentares também discutirão a participação da mulher no Legislativo e o atual momento político brasileiro. Além disso, participarão de painéis sobre questões que envolvem meio ambiente, habitação popular, Mercosul, relações internacionais e políticas de inclusão do jovem. A mesa-diretora será presidida pela deputada Naluh Gouveia (PT-AC), coordenadora da Secretaria de Mulheres da Unale.

Onde está você?





Há pessoas que ruminam as dificuldades de outros. Podem ajudar, mas ruminam.
Amigos, quais são?

Ronda Gramatical

- Contra às drogas -

1. "Contra", como sabemos, é preposição e "às" é preposição "a" + artigo "a";

2. Há duas preposições. Não pode. O correto é "contra as drogas"; e

3. A única preposição que admite outra preposição é "até". "Estudarei até às 14 horas", podendo ser também "estudarei até as 14 horas".