segunda-feira, maio 04, 2009

Estudantes vão à biblioteca para matar












A Biblioteca Estadual, tão charmosa, não foi atingida pela leitura de alunos, mas por balas disparadas por alguns estudantes. Bem mais que um fato em si, trata-se de um acontecimento simbólico.

PM prende três adolescentes que dispararam contra estudantes
Matéria de FREUD ANTUNES
Foto de DEBORA MANGRICH

A PM prendeu três estudantes do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (Cerb) acusados de atirar contra dois adolescentes da mesma escola no final da tarde de ontem, no Centro de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, P.S.D.M. (17 anos), E.R.S. (16 anos) e T.C.L. (16 anos) abordaram as vítimas, apontando um revólver, calibre 22, e uma peixeira, assustando os dois rapazes que procuraram refúgio na Biblioteca Pública.

Com a fuga, P.S.D.M. apontou a arma e disparou duas vezes na porta principal do prédio, atingindo de raspão um dos adolescentes.

O barulho chamou a atenção de policiais militares que começaram a perseguir o jovem, sendo detido na frente da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Durante o tumultuo e o socorro às vítimas, o vigia identificou E.R.S. e T.C.L., que tentavam se misturar à multidão de curiosos, mas acabaram flagrados como coautores do crime e presos. Quando revistados, os agentes descobriram que eles portavam uma peixeira em uma mochila.

As vítimas foram encaminhadas para o pronto-socorro; e os acusados, para a Delegacia de Proteção ao Menor.

No local, uma testemunha confirmou uma desavença entre os jovens que brigaram na quinta-feira.

Justiça

Familiares de vítima de trânsito pedem justiça
De GILBERTO LOBO

Familiares e amigo de Carlos Augusto de Vasconcelos, de 43 anos, protestaram, na manhã de ontem, em frente ao prédio dos juizados especiais cíveis, pedindo justiça. Carlinhos, como era conhecido, foi vítima de acidente de trânsito no início de fevereiro deste ano. Sua moto colidiu com um carro, conduzido pela defensora pública Wânia Lindsay. Ontem, foi a audiência de conciliação.

De acordo com a mãe de Carlinhos, Eliuda Araújo, a defensora não fugiu do local do acidente, mas nenhum boletim de ocorrência foi registrado. Isso levantou a suspeita de que Wânia teria sido favorecida por ser defensora pública.

O Ministério Público Estadual (MPE) está investigando o caso. O acidente aconteceu por volta das 21horas de 3 de abril de 2009, na avenida Nações Unidas, sentido Centro-bairro. Carlinhos ainda foi socorrido por uma equipe de paramédicos do Samu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no pronto-socorro de Rio Branco. A defensora pública não foi encontrada para falar sobre o assunto.