quinta-feira, outubro 23, 2008

Dinheiro público pelos ares

Policiamento acreano terá reforço de helicóptero

Convênio entre Governo do Estado e Ministério da Justiça foi publicado no Diário Oficial da União

O policiamento no Estado do Acre terá o auxílio de um helicóptero, especialmente nas áreas de fronteira. O extrato de convênio para a compra da aeronave foi publicado no Diário Oficial da União, fruto do empenho do governador Binho Marques e sua equipe junto ao ministro Tarso Genro, e integra o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

1. O que significa "especialmente"? Quer dizer "também"? Além da fronteira, o helicóptero ajudará a polícia no bairro Sobral?;

2. Especialmente deveria estar entre vírgula; e

3. E "junto ao" significa que o governador e sua equipe estão perto do ministro. O correto é com o ministro.

O valor do convênio ultrapassa R$ 6 milhões e tem contrapartida do Governo do Estado. Após a licitação, a aeronave será fabricada e entregue à Secretaria de Estado de Segurança Pública.

"Esse é um processo demorado, mas após o fechamento da licitação faremos todos os esforços possíveis junto à empresa vencedora para agilizar a fabricação e entrega do helicóptero", disse o secretário de Segurança Pública, Antônio Monteiro.

1. Quer dizer que "faremos todos os esforços possíveis perto da (junto à) empresa vencedora". O correto é com a empresa vencedora.

De acordo com o secretário, a fronteira acreana tem mais de dois mil quilômetros de extensão e foi uma das causas principais da adesão do Acre ao Pronasci. "A fronteira tem pontos de fragilidade que serão mais bem monitorados com o auxilio do helicóptero. Dois policiais já estão em treinamento para atuar no pelotão aeropolicial e mais profissionais serão preparados para o trabalho."

O major da Polícia Militar Paulo César ressaltou que o helicóptero vai auxiliar também no policiamento das rodovias que dão acesso ao Estado, além de agilizar o combate ao narcotráfico e furto de veículos.