sexta-feira, março 30, 2007

Arte na Praça


Há tempo, estou para escrever sobre essa escultura, localizada na Praça da Revolução, centro de Rio Branco.


Sempre quando compro jornal aos domingo, reservo um tempo para apreciar essa arte moderna.

Ela me atrai por causa de seu mistério, por não ser descritiva.

Hoje, no entanto, ainda não tenho tempo para dissertar sobre ela.

Amanhã... não sei.

Minhas aulas

Nesta semana, na terça-feira, demos continuidade à leitura de Lavoura arcaica. Abrimos dicionários para encontrar o significado mais adequado ao texto. Marcamos alguns aspectos gramaticais que se relacionam à produção de texto, por exemplo, uso do pronome oblíquo.
Percebam o uso no texto, não pedirei classificação.
Na quarta, aula de Literatura, interpretamos uma poesia, sem que eles soubessem período literário, autor. Só o texto. Mais uma vez, fomos ao dicionário a fim de encontrar o significado mais adequado. Vocabulário para ser usado em uma redação. Observamos, também, o uso do pronome oblíquo. Saber abstrair. Imaginar. Interpretar.
Na quinta, toda quinta, aula de gramática: uso da vírgula por meio da Ordem Sintática Direta, prática que elimina 90% dos problemas de vírgula. Para tanto, não frases-oracionais isoladas, desarticuladas, mas a leitura de um texto. Qual o conteúdo? Qualquer um? Ler sobre Lavoura arcaica e, mais uma vez, também, marcações gramaticais relacionadas à organização textual, por exemplo, uso do pronome.
Na sexta, sempre produção textual. Hoje, observamos a seqüência lógica de raciocínio de duas introduções. Para tanto, um exercício muito próprio. Faltam 12 introduções. Sistematização. Massificação. Por que essa construção sintática surge depois dessa? Especificar idéias. Partir do geral para o específico.
Na sexta anterios, reconstruir a introdução. Faz. Refaz. Observação. Erros mais comuns. Escreve-se no quadro-negro. Observa-se. Não quero os verbos ser, estar e ter na introdução. Busque no dicionário outro verbo. Ampliar vocabulário. Abra o dicionário! Falei sobre vírgula, corrija seu texto. Essa palavra não é escrita assim. Vá ao dicionário. Idéia geral, não quero. Especifique-a!
Refazer. Refazer. Refazer. Mais tarde, no desenvolvimento, uso do gerúndio, do particípio regular. Apostos antecipados. Aponto isso no texto, no romance. Antes disso, introdução, modelo. Refazer. Refazimento. Falta o pronome oblíquo. Use-o no texto.
Escrever se aprende escrevendo. Leciono para ser lembrado como um professor que exige, mas, antes, que se exige. Quero ver esses jovens vitoriosos e não há vitória sem esforço, disciplina, sistematização, garra, paixão pelo que faz. Quero, ainda, mudar o mundo, e ele começa em minha sala de aula.

Um detalhe educacional


Hoje, soube que pessoas responsáveis pelo ensino médio não admitem encontros pedagógicos aos sábados como se fossem aulas.
Em um dia da semana, o professor da rede pública estadual não leciona para planejar suas ações pedagógicas com a coordenadora de ensino. Esse encontro, no entanto, não ocorre, porque esse tempo do professor transformou-se em tempo vago ou folga.
Se ainda, entretanto, houvesse tempo para planejamento com a coordenadora, seria um erro, pois a disciplina Língua Portuguesa não depende de ações isoladas, mas articuladas entre os professores dessa área.
Tenho certeza de que não há na rede pública encontros pedagógicos entre as áreas e isso significa, também, não haver qualidade de ensino, porque cada um trabalha isolado.
Depois que o modelo clássico, base da gramática tradicional, foi substituído pela idéia de texto, princípio defendido pelos sofistas, os professores de Língua Portuguesa precisam dialogar a fim de buscar caminhos para uma melhor produção textual. A gramática, já não é de hoje, gira em torno do texto.
Na escola Heloísa Mourão Marques, até hoje, o corpo docente de Língua Portuguesa e de Literatura não possui um trabalho que seja a conseqüência de um diálogo entre os professores da área.
É preciso haver um material de redação criado pelos próprios professores. É preciso selecionar os problemas mais comuns nas redações. É preciso criar exercícios gramaticais e textuais a partir dos problemas redacionais. É preciso haver a reconstrução textual, segundo os parâmetros, nas aulas de Língua Portuguesa. É preciso haver papel adequado para a produção e para a correção de texto. É preciso criar um modo de lecionar produção de texto que obtenha resultado positivo. É preciso organização escolar para a área de Língua Portuguesa pensar, questionar, dialogar, problematizar, solucionar.
É preciso haver encontros aos sábados para que as áreas se reúnam.