quarta-feira, outubro 03, 2012

Subúrbio

Fotos de minha esposa. Ela, inclusive, aparece em uma delas

Está ocorrendo o Festival de Cinema do Rio de Janeiro, são mais de 400 filmes entre nacionais e estrangeiros.

Iniciou-se em 27 de setembro e irá até 11 de outubro.

O Rio é muito mais do que praias, algumas com coliformes fecais, como a de Copacabana.

Quadalupe fica depois de Vista Alegre, à margem da Avenida Brasil, fronteira com os bairros 
 AnchietaDeodoroMarechal HermesAcari.

Nessa parte do subúrbio carioca, existe uma galeria, mas na fachada batizaram de Shopping Guadalupe, bem menor do que o Via Verde Shopping, nem se compara à beleza e ao conforto do Via.

Nele, um cinema simples, com uma pequena biblioteca e ao lado a bilheteria que vende pipoca. O cinema também não se compara às salas do Via Verde.

O som não é melhor. O conforto não é melhor. A tela é bem menor. No entanto, nesse bairro suburbano e nesse cinema que alguns diriam ser borra-botas passa filmes que jamais passarão nas salas do shopping acriano, porque são filmes autorais enquanto no Acre os filmes são comerciais.

Ontem, como você pode ver nas fotos acima, eu e minha amada esposa, a Mony, fomos ao Ponto Cine para assistir a uma das programações do Festival de Cinema do Rio.

O filme-documento foi "Jorge Mautner - o filho do holocausto", de Pedro Bial e Heitor D'Alincourt.

Terminado, os diretores permaneceram durante 30 minutos para receber perguntas. Eu fiz a minha.

Nesse cinema, onde bons filmes nacionais são apresentados, onde você jamais assistirá a um Homem-Aranha, diretores e atores são convidados para conversar com uma platéia de 77 pessoas, a quantidade máxima de cadeiras.

Ponto Cine também é muito menor do o Via Verde neste quesito: preço. No Acre, pagam-se 20 reais para assistir a enlatados norte-americanos; e, em Quadalupe, subúrbio, pagam-se 4 reais por filmes que mostram o que é o Brasil.