sábado, dezembro 01, 2007

Professor Tadeu

Conversamos tantas vezes, perguntei a ela no momento do debate, e a professora-gestora Osmarina concordou com a idéia de sua gestão ser avaliada pelos segmentos da escola. O professor Jorge Braun disse que essa avaliação deveria ser a cada três meses, é uma proposta.

Ora, se alunos são avaliados, gestão e corpo docente devem também se submeter a uma avaliação não para condenar esse ou aquele, mas para que gestão e educadores leiam suas falhas a fim de corrigi-las.

Nesse sentido, o coordenador de ensino deve ser avaliado, por exemplo, pelos professores. O professor Tadeu precisa criar um questionário com os professores para haver essa avaliação.

Precisamos formalizar isso.

Além, o professor deve apresentar suas metas para 2008. Idéias existem; e o momento, precioso.

Hoje, por causa da Secretaria de Educação, podemos reconstruir a escola, porque certas condições foram colocadas pelo anterior e pelo atual governo.

Na escola estadual, professor leciona para 2 ou para 3 turmas, mas os resultados são inferiores em relação a um professor que leciona para 11 turmas de uma escola particular.

Como qualificar o ensino de Língua Portuguesa? O professor Tadeu, agora, dará as respostas como coordenador de ensino. Que seja vitorioso.

Escolha de coordenador de ensino

Pela primeira vez no Acre, o gestor não escolheu seu coordenador de ensino, mas deixou que o corpo docente decidisse. Eu propus essa idéia à ex-gestora, mas ela preferiu não dar ouvido à democracia. Imaturidade.

Entretanto, tenho certeza, esse processo de escolher o coordenador de ensino precisa se aprimorado, porque deixou algmas falhas. Uma delas: não houve debate entre os candidatos. Outra: certas pessoas não deveriam votar, por exemplo, a atual coordenadora de ensino e gestora Lúcia.

Ora, essa democracia foi um acordo entre corpo docente e a professora Osmarina, não havendo nenhuma relação com a coordenadora de ensino e a diretora atuais. Como sabemos, elas não proporcionaram à escola esse Bem, pelo contrário.

Sendo assim, quem não se comportou de forma democrática, isto é, quem não permitiu a democracia escolar não poderia usufruir desse bem democrático. Trata-se de um contra-senso.

Espero que na atual gestão os professores formalizem normas para que sejam aprovadas pelo Conselho Escolar.

Professor Tadeu, coordenador de ensino

Na foto, o professor Tadeu vota para eleger o coordenador de ensino. A nova gestora, professora Osmarina, possibilita uma atitude democrática única no Acre: professor votar em seu coordenador.

Espero que meu colega realize um ótimo trabalho para transformar a educação e o ensino da escola Heloísa Mourão Marques.

Talento

Aglaiz Monteiro de Freitas, de 18 anos, transpira talento quando desenha e pinta. Esse modelo de aluna precisa de uma escola que saiba evidenciar sua arte.



Açeçoriá de Inpremçá

"Essa é a pergunta que a deputada Perpétua Almeida (PC do B) vem recebendo de seus pares nos últimos dias. Eles querem saber o por quê de destinar R$ 1 Bi para quadras de esporte em uma cidade que não tem sequer 500 mil habitantes."

1. Eles querem saber o porquê.

Belas palavras

Há quem diga que para escrever precisa-se apenas de papel e caneta. Eu, porém, vos digo que isso só não basta. É preciso ter experiência, ir em busca de conhecimento e ter inspiração para buscar uma 'nova vida', um 'novo mundo', um novo 'jeito de se encarar a vida'. Impulsiona-se a vida no arriscar-se diário de novas experiências e transições de fases que transformam-nos na metamorfose do conhecimento e na incógnita do ser racional. Deixemos, pois, o medo para os fracos e arrisquemo-nos no incomparável que é viver.”

Professora Maria de Fátima Maia de Andrade