quarta-feira, fevereiro 29, 2012

O nível das águas. O nível de ensino

 Com o nível das águas retornando ao

normal, a Rio Branco que mora à margem do rio Acre emerge aos poucos; dois problemas, entretanto, permanecem submersos na falta de solução: leitura e escrita na escola pública.

Na alagação, diferente das chuvas de Petrópolis, Rio de Janeiro, onde morreram mais de mil pessoas, a natureza no Acre causa danos materiais.

E qual dano causa não saber ler e nem escrever bem para alunos de uma classe social?

Leitura
Ler em sala significa desconstruir o texto, apresentando ao aluno sua organização interna e seu sentido. Após corrigir as redações de duas turmas do segundo ano do ensino médio, constata-se que nenhum aluno entendeu a proposta do Enem de 2011.  Eles não souberam ler.

Escrita
Refazer texto em sala é tarefa árdua, devendo começar pelo parágrafo e, uma vez no parágrafo, analisar frase-oracional por frase-oracional para colocar o devido ponto contínuo. Durante um longo período, a escola pública não soube ensinar o aluno a colocar pontos contínuos e vírgulas.

E ainda propagou-se nas escolas que professor de Língua Portuguesa não precisa ensinar gramática de forma isolada, mas ensiná-la só no texto. Trata-se de um engano, porque é preciso ensinar no texto e também de forma tradicional por motivos óbvios.

O nível das águas estão baixando. O nível da qualidade de escrita e leitura nas escolas públicas acrianas continua muito baixo.