quinta-feira, agosto 27, 2009

Meu PT...

Desde que Heloísa Helena saiu do PT, iniciou-se em meu cérebro uma crise ideológica entre meus poucos neurônios. Passado o tempo no poder, o meu PT substituiu crise por trauma. Como ficou difícil ser de esquerda neste "Berço Esplêndido" de José Sarney.



Conselho de Turma

Neste blogue (os dicionários da língua-pátria registram assim), escrevi tantas vezes que a escola pública acriana precisa de outro modelo interno de organização. Melhorar o ensino passa, TAMBÉM, por uma administração eficiente e nova.

O PT, nesse sentido, não avançou, não apontou novos caminhos. Já vamos para 12 anos. Para mim, o discurso oficial chegou ao limite, por exemplo, reforma de escola e maior salário do país - em São Paulo, professor se aposentará com quase R$ 7 mil.

Eu soube que a Secretaria de Educação oficializará os conselhos de disciplina na rede pública estadual. Se isso for uma realidade educacional, professores de Língua Portuguesa, por exemplo, reunir-se-ão uma vez por semana para que esse profissionais apontem problemas e indiquem soluções para a produção de texto em sala de aula.

Enquanto isso não existe, a escola Heloísa Mourão Marques busca há tempo esse tipo de organização. Hoje, um outro conselho, o Conselho de Turma, reuniu-se no quinto tempo. Foram três turmas e, para cada uma, em tese, a reunião deveria ser dirigida pelo padrinho de turma.

Na condição de padrinho da turma 2C, tentei realizar uma reunião rápida, considerando estes três pontos: falta, comportamento e gincana de conhecimento. Sobre falta, há colega de trabalho que não percebe a importância de professores da mesma turma registrarem a quantidade de falta em grupo.

Há casos em que o baixo rendimento de aluno relaciona-se às faltas em várias disciplinas. Se isso for registrado no Conselho de Turma, saberemos que o aluno X faltou tantas vezes em cada disciplina. Com essa reunião mensal, o corpo docente da turma se antecipa ao total de falta, passando para o coordenador de ensino um relatório com as faltas dos alunos a cada mês.

Como obter bom rendimento se falta tanto? A coordenação de ensino encontrará uma solução bem antes do final do semestre.

Quanto ao comportamento de alunos, os professores separarão uns que conversam demais. Em todas as disciplinas, sentar-se-ão no mesmo lugar determinado pelo Conselho de Turma. Se é uma solução, ela é coletiva, pertence ao CORPO docente.

Por causa disso, justifica-se também o funcionamento do Conselho de Turma.