sexta-feira, maio 29, 2009

Ronda Gramatical

Edvaldo Gil
Sousa Gomes












Meu amigo, a bruxa da tua sogra está solta e Branca de Neve foi presa quando aliciava sete menores, os anões. Acabaram-se as fantasias, a coisa é real, está começando Ronda Gramatical.

Ontem, à tarde, a Polícia Ortográfica esteve na Câmara de Vereadores de Rio Branco para colocar atrás das grades o açeçôr de inprênça da parlamentar Ariana Ariane Cadaxo.

Em sua matéria, ele registrou "antiprojeto" quando deveria ter sido "anteprojeto". Segundo capitão da PO, sr. Pasquale, esse crime não ficará impune.

"Quando chegamos, interrompemos a sessão e, na tribuna, metemos porrada no meliante gramatical e, depois, nós o conduzimos ao presídio Celso Cunha. Na cadeia, ele escreverá por dia mil vezes 'não devo nunca mais escrever antiprojeto, o correto é anteprojeto'. Sem liberdade condicional, ele foi condenado a dez anos de prisão."

Agora é hora dos anunciantes. Meu querido presidiário, se você não sair da cadeia tão cedo, as Casas Penitenciárias Bandido Bom é Bandido Morto tem uma boa promoção - compre xampu Carcerário e deixe seus cabelos, pelo menos, soltos.

MEC estabelece as regras do novo Enem

De Simone Chalub

Inscrições para a prova começarão em 15 de junho, e provas estão marcadas para 3 e 4 de outubro.

Os estudantes que participarão do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentarão 10 horas de prova nos dias 3 e 4 de outubro.

Serão 180 questões objetivas de múltipla escolha, 45 em cada uma das 4 provas: linguagem e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

O edital, com os detalhes da prova, foi publicado ontem no Diário Oficial da União. A previsão, anteriormente, era de 200 perguntas, mas foi alterada a pedido de reitores, preocupados que a prova fosse muito longa.

As inscrições começarão no dia 15 de junho e irão se encerrar em 17 de julho. O processo será feito exclusivamente pela internete no sítio do Enem. Pelo menos 35 das 55 universidades federais já decidiram usar o exame em seus processos seletivos.

Além das questões de múltipla escolha, o aluno precisará escrever uma redação.

Segundo o edital, o texto deverá ser estruturado na forma de prosa do tipo dissertativo-argumentativo sobre tema na área social, científica, cultural ou política.