sexta-feira, março 01, 2013

Pontos da Educação. Hoje, no Museu dos Autonomistas

Sobre educação pública, uma revista para muito além dos discursos políticos

De Aldo Nascimento

Quem fala à sociedade acriana são colunistas sociais, empresários, políticos, jornalistas, médicos. Quando o assunto é educação, por exemplo, ouve-se o secretário, escuta-se o político, assiste-se à reportagem; porém, por meio dos veículos de comunicação de massa, não se ouve o professor-mestre Jaci Pinto ou o professor-doutor Severo.

Pela televisão ou pelos jornais escritos, políticos são os proprietários do que pode ser dito ao público, e eles dizem porque os veículos de comunicação selecionam indivíduos por sua representação social, isto é, o dizer de alguém é o dizer de um grupo. Permite-se ao político se expressar porque ele é escolhido não por saber pensar a educação, mas porque seu poder representa uma relação de troca.

Assim, muito padronizada, a voz pública no Acre não revela questionamentos, reflexões, mas oculta novos sentidos.       

A revista Pontos da Educação quer pensar a educação pública acriana por meio de palavras que possuem a autoridade do conhecimento e da experiência. Se os jornais não registram as palavras de um mestre em educação, se as rádios não emitem reflexões de quem defendeu uma tese de doutorado ou se os programas de tevê não se importam com os pensamentos profundos de um professor, a revista Pontos deseja ocupar esse vazio.                                       

Hoje, 1º de março, no Museu dos Autonomistas, a revista será lançada por volta das 19 horas.