quinta-feira, outubro 05, 2006

Quem nasce em Boca do Acre é...

Quem nasce em Boca do Acre é... aí quem estava na Redação do jornal respondeu "bocacrense". "Acrense" surge por causa de Acre, mas quem nasce no Acre não é "acrense", é "acreano" ou "acriano".
Assim sendo, "Boca do Acre" não cabe "acrense", mas "acreano" ou "acriano". Como há muitos revisores na Redação, incluindo Weverton e Márcio, os diagramadores, eles riram de mim, que não sou diagramador, quando disse que "bocacrense" é errado.
O uso popular determinou "bocacrense", mas um texto de jornal, quando escrito por um repórter, não pode registar "bocacrense", a não ser que a palavra tenha sido dita por uma pessoa entrevistada, por exemplo.
Bem, como revisor não é diagramador, fui consultar os livros da aéra e o dicionário do filólogo Antônio Houaiss.
No livro de Celso Pedro Luft, o correto é "mato-grossense", é "rio-branquense", é "boca-", isto é, coloca-se hifen. Na gramática de Celso Cunha, também. Na gramática de Evanildo Bechara, também. Os diagramadores discordam.
Consultando o Houaiss, encontra-se "boca-acreano" e "boca-acriano". Os diagramadores discordam.
Para não haver discórdia gramatical, A TRIBUNA publicou "bocacrense". Trata-se de um erro, mas deixei passar por causa de colegas que riram de mim.
Proporei ao dono do jornal que diagramadores sejam revisores.