quarta-feira, agosto 15, 2007

Adeus, Aldemir!

Quando soube que meu ex-aluno da Universidade Federal do Acre e colega de trabalho foi assassinado, uma tristeza me diminuiu, deixando-me do tamanho de nossas insignificâncias.

Ótimo aluno. Ótimo professor. Uma ótima pessoa.

Aldemir era muito calmo e, quando falava, emitia juízo e precisão. Gostava dele. Havia respeito entre nós. Mas havia também nele a solidão.

A vida poderia ser outra.

Ronda Gramatical





Superintendência. Superintendente.

Para quem representa instituições, erros gramaticais são péssimos exemplos.

Blog aberto à professora Osmarina


Minha Colega de Profissão, tu não doaste alimentos no bairro Airton Sena, mas ofertaste gestos para a gincana da escola.

Tu sabes muito bem que minha crítica não se destina a ti, mas àqueles que permanecem cínicos ou indiferentes à escola pública.

Desejo muito que sejas gestora da escola, porque sem organização, sem paixão, sem ordem, sem cobrança, sem autocobrança, minha colega professora, não se edifica o novo e o tradicional, a ordem e a trangressão.

Tenho certeza de que a função de gestora não fará com que o poder suba à sua cabeça e muito menos será uma função para sua conta bancária.

A escola precisa de tua afiada inteligência.

Escola pública


Hoje, houve uma reunião entre professores e coordenação de ensino. Não abri a boca.

Meus ouvidos souberam que a escola, sem verba, não tem papel, por exemplo, para reproduzir as provas. Motivo: problemas da gestão passada não foram resolvidos.

Quase dois anos. Fica assim mesmo?

Sobre os conselhos de disciplina, é preciso que a direção apresente aos professores o calendário com as datas para as reuniões.

Outra questão. Quem coordenar os conselhos deve dar rumo à área, ou seja, formalizar por escrito o que pretende e o que executará em sua gestão. Caso algum professor não goste, quando for o coordenador, poderá alterar e melhorar o trabalho anterior do colega de profissão.

Agora, quem for coordenador deve saber o que está fazendo para apresentar resultados, por exemplo, em produção textual. Esse resultado, por sua vez, deverá ser observado no texto dos alunos no final do semestre, isto é, na prova diagnóstica de redação.

Faltei 2






Não fui

Faltei







O pior cego é aquele que se recusa a ter cão

Quem dá aos pobres fica com menos

Há males que vêm para piorar

Mais vale tarde do que muito mais tarde

Cada macaco com a sua macaca

Quem tem boca vai ao dentista

Águas passadas já passaram

Depois da tempestade, vem a gripe