segunda-feira, novembro 27, 2006

O NOvo JornaLismO


"Uma boa reprotagem se faz com precisão, rigor e correção, mas também e sobretudo com emoção." Zuenir Ventura

Pirâmide Invertida

O quê?
Quem?
Quando?
Onde?
Como?
Por quê?

Com seis perguntas, inicia-se o primeiro parágrafo de uma matéria jornalística. Trata-se de uma "receita" usada nas redações de jornais. É o famoso lead que mantém jornalistas padronizados.
Nos anos 60, Tom Wolfe, Truman Capote, Gay Talese e Norman Mailler inovaram. Abandonaram a estrutura clássica do texto factual, acrescentando elementos literários. Criaram o Novo Jornalismo.
Sugiro a leitura de A sangue frio, de Truman Capote.

Volte para onde veio?


Texto de Dílson Catarino

"Volte para onde veio"
Há pouco tempo, estudamos esses vocábulos e vimos que onde corresponde a em algum lugar, aonde a a algum lugar e donde, a de algum lugar, podendo este último ser separado da preposição: de onde. Por exemplo:
Eu moro em algum lugar: A casa onde moro é confortável.
Eu vou a algum lugar: A cidade aonde vou é belíssima.
Eu venho de algum lugar: A cidade donde vim é belíssima. A cidade de onde vim é belíssima.
Até aqui tudo bem, já que, como dissemos, estudamos isso há pouco tempo. O problema reside quando montamos frases mais complexas, em que há dois ou mais verbos exigindo preposições diferentes.
Esses dias, um conhecido meu me perguntou como montar uma frase com o seguinte objetivo: Ele estava zangado com determinada pessoa e queria dizer que ela deveria voltar ao seu lugar de origem; queria montar a frase e não sabia como. Perguntou-me então: Como devo falar? Volte para onde veio ou Volte de onde veio? Qual a maneira adequada? Vamos, então, à explicação:
A pessoa veio de algum lugar. Ele quer que essa pessoa volte para esse lugar. Ele quer, então, que a pessoa volte para o lugar de onde veio, ou ele quer que a pessoa volte para o lugar donde veio.
O advérbio onde, como vimos, tem o sentido de em algum lugar, e donde, de de algum lugar. Na construção da frase, não há necessidade de escrever a palavra lugar, já que esse significado está incluso no advérbio. Retira-se, então a expressão o lugar, estruturando, portanto, a frase assim:
Volte para donde veio é o correto