sexta-feira, agosto 24, 2012

TV Acre e os candidatos de Rio Branco



A cidade é complexa, os temas da cidade são complexos. Entretanto, na televisão, não há tempo para essa complexidade.

O âncora Ayres Rocha, da TV Acre, retira de uma caixa um tema de cada vez. O candidato responde em dois minutos ou pouco mais.

São menos de 10 minutos para falar de educação, segurança, funcionário público, lixo, saúde. Nesse espaço de tempo, a palavra não é aprofundada. Mais do que isso: ela não tem importância, por isso o seu tempo na TV Acre é muito menor do que o tempo do jornalismo policial.

O tempo do crime é bem maior do que o tempo da educação na tevê.

Hoje, um dos primeiros temas, educação. O repórter pergunta o que o candidato do PT fará para qualificar o ensino. Marcus Alexandre fala, fala e fala, mas não responde, limitando-se a falar de creche.    

Dos candidatos que apareceram, todos, sem o devido tempo, não falaram de educação. E ainda sendo pouco o tempo, o candidato do PT não responde à pergunta do repórter.
    

Jorge Viana e a Educação (1)


No dia 22 de agosto de 2012, o senador Jorge Viana (PT-AC) falou sobre educação e apresentou números do Ideb.

A diferença entre os professores e o senador Jorge Viana é que ele discursa sobre a sala de aula, e os professores lecionam nela.

Há uma imensa distância entre discursar e lecionar. Ele fala fora da sala; os professores, dentro dela.
 

Os professores são o soldado raso na linha de frente de uma guerra perdida, e o senador é o general que vê a educação em sua maquete.

Em sala, professores avaliam seus alunos; no Senado, ele apresenta os índices.

No entanto, reconheço que há uma educação pública antes e depois de Jorge Viana. Mais: a história sabe que existe um tempo escolar antes e depois dele.

A educação pública acriana melhorou muito por causa do governo desse petista. Sua política educacional tirou as escolas da merda, mas isso não quer dizer que os professores usem o melhor papel higiênico. Ainda falta bastante para que a profissão professor seja passada a limpo.