terça-feira, setembro 04, 2012

Minha aula e nossa escola caíram na rede

Gravar aulas. Filmar aulas. Hoje, por causa das redes, podemos lançá-las no Facebook.


Um menina de 13 anos lançou. Leia este texto publicado pelo UOL.


Após críticas no Facebook, escola de SC demite professor
e terá campanha contra vandalismo 


Uma semana após ganhar destaque na mídia com a repercussão da página de Facebook “Diário de Classe”, feita pela estudante Isadora Faber, de 13 anos, a Escola Básica Maria Tomázia Coelho já apresenta mudanças. Além da realização de obras de manutenção, a escola irá passar por uma campanha de conscientização contra o vandalismo. O professor de matemática criticado pela aluna também não faz mais parte do quadro de docentes da unidade.
Isadora havia publicado um vídeo no Facebook retratando a bagunça que aconteceria durante as aulas de matemática. A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis informou em nota que o docente, admitido em caráter temporário em fevereiro de 2012, estava sendo avaliado desde a entrada na unidade e seu rendimento em sala não alcançou as exigências pedagógicas da prefeitura.
Em um vídeo postado na noite de sexta-feira (31), Isadora pede que os alunos conservem o que está sendo arrumado, assim como aquilo que já estava em boas condições. A estudante também publicou fotos da reforma dos banheiros, do novo bebedor e da pintura das portas.
“As coisas que estão arrumadas na escola não podem ser estragadas de novo. Os alunos que quebram, eu acho que tem que ter punição. Aqui em casa se eu quebro alguma coisa da minha irmã ou ela quebra alguma coisa a gente tem que pagar da nossa mesada e eu acho que na nossa escola não pode ser diferente”, disse a estudante no vídeo.
Segundo Sidneya Gaspar de Oliveira, secretária de Educação de Florianópolis, as obras de manutenção acontecem em todas as escolas da rede e não foram exclusividade da unidade retratada no Facebook. “Em julho, já havíamos feito uma intervenção na escola, trocando 13 luminárias. Em menos de um mês elas tiveram de ser repostas porque estavam quebradas. Por isso, vamos fazer uma campanha de conscientização com os pais e alunos para que não aconteça tanto vandalismo”, afirmou Sidneya.
De acordo com a secretária, a ideia da campanha de conscientização surgiu após as denúncias da estudante. “A gente conta com o apoio dos professores e da própria Isadora para fazer isso. Tudo que ela mostrou foi consequência de atos praticados pelos alunos”, disse.
Se agora a escola espera trabalhar em conjunto com Isadora, no começo das publicações a aluna diz ter sofrido represálias e teria recebido pedidos para tirar a página do ar. “Os professores não aprovaram. As merendeiras riam, as pessoas fazem algumas indiretas. Chamaram minha mãe e disseram que eu não podia estar fazendo isso”, contou a aluna.
Segundo a secretaria, a diretora afirmou que não houve “represália” para que Isadora tirasse a página do ar, mas admitiu ter chamado a mãe da menina para conversar. O órgão disse que a diretora somente “aconselhou” a não utilização de imagens de alunos, funcionários e professores no Facebook.

Campanha eleitoral

Em outro vídeo, Isadora aparece junto com os pais para dizer que o “Diário de Classe” não tem nenhum vínculo com programas eleitorais. “Nós não autorizamos a participação da Isadora em nenhuma campanha eleitoral. Não existe nenhum vínculo, com nenhum partido e ela não vai participar de nenhum programa eleitoral”, disse Mel Faber, mãe da estudante.
Na tarde da última segunda-feira (27), a página criada pela estudante no Facebook tinha sido “curtida” por pouco mais de 6.000 pessoas. No dia seguinte, esse número já era superior a 114 mil. Até as 19h de ontem (3), mais de 219 mil internautas já haviam "curtido a página".
Isadora incentivou outros alunos a criarem páginas relatando a situação das suas escolas, oferecendo inclusive ajuda para quem quisesse escrever um “Diário de Classe”. Páginas como a EEPAC, criada pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Profº Pedro Augusto Porto Caminha, em João Pessoa, começam a aparecer e relatam a situação de colégios públicos em várias localidades do Brasil.

Ao amigo Gleidson

Aldo, grato pela resposta.

Mas querido, entenda: Não levantei hipótese acerca da origem da idéia, tampouco a atribuí a SEE. Apenas comentei que o processo está presente em outras unidades de ensino. Cabe lembrar que estava na HMM e conheço suas idéias de perto, portanto não intento mascarar a realidade: várias boas idéias podem estar sendo aproveitadas sem que o devido crédito seja dado ao seu originador.

Eu entendi o que você disse, mas você sabe como eu sou, falo demais.

A respeito de suas observações, eu respeito muito, muito mesmo, e eu entendi legal o que você escreveu. Você é um cara "responsa".

Trabalhamos juntos por um bom tempo, e eu sei que você não adula nem Deus.

Um abraço em teu destino.

Ao colega Gleyson


A propósito, finalmente consegui concluir o site (ou sítio) do nosso projeto, veja: http://www.liternautas-ac.com.br/

O debate sobre a educação pública cuja pretensão de realizar eu havia comentado com você está previsto para acontecer no dia 25 de setembro (vai depender da data para a semana de provas acontecer), à tarde, no auditório da SEE. Você poderá participar? Reforço aqui o convite, pois sua presença é imprescindível para termos um debate verdadeiro e de bom nível.

Conte com a sua participação e a de seus alunos em meu site.

Um abraço!

Gleyson Moura.


Gleyson, antes de mais nada, peço-lhe desculpas por não ter comparecido à escola para tecer uma breve compreensão a respeito de Carlos Drummond de Andrade.

Você sempre educado, sempre; sempre me puxando para participar de tuas boas ideias.

Admiro tuas inquietações, o tempo não te acomodou. Você é umas dessas amizades acrianas que SEMPRE conservarei.

Vi o teu sítio e, se fosse ruim, eu lhe diria. Gostei muito do sítio 
http://www.liternautas-ac.com.br/

NÃO QUERO FICAR FORA. NÃO ME DEIXE FORA DESSA IDEIA.

Em relação ao encontro na SEE, eu viajarei no dia 14 de setembro de 2012 para cuidar de meus pais, que são idosos, sendo que meu pai, 78 anos, tem sequelas do terceiro AVC.

Chegou o tempo de cuidar de meus pais e só retornarei a esta terra fértil de sossego, de trabalho e de bons amigos quando meus pais falecerem.

Não se esqueça: não me deixe fora dessa ideia. Desejo muito escrever textos para teu sítio e enviar imagens.

Um abraço fraterno em teu destino.