terça-feira, outubro 27, 2009

Vai um cachorro-quente?


O prazer (sádico) de estudar

A escola acriana é a última instituição pública em tudo. Nela, nem uma rede de computadores existe. Professores e secretaria registram notas escolares em papéis. Sua imagem é a mesma de 50 anos atrás. Nas salas, o calor abafa o conhecimento, não existem ares-condicionados e os ventiladores circulam em vão.

O professor deve lecionar de forma prazerosa. Antes, prazerosa deveria ser a sala de aula.
______________________________
Estudantes desmaiam em sala de aula por causa do calor
De Ana Paula Batalha

Quatro alunos desmaiaram em sala de aula por causa do forte calor. Eles foram encaminhados ao pronto-socorro de Rio Branco pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) nesta terça-feira, dia 27. Os estudantes da escola Rodrigues Alves Leite, no Centro da capital, assistiam à aula no momento em que começaram a se sentir mal.

Com isso, vários alunos e professores deixaram as salas de aula e foram protestar em frente à escola. Eles pedem melhores condições na entidade, pois, segundo eles, muitas salas não possuem nem ventiladores.

“Algumas salas possuem ares-condicionados mas eles não prestam. Funciona o primeiro horário e depois não gela mais. Queremos que concertem os aparelhos, pois não temos condições de estudar nesse calor insuportável. A nossa sala fica de frente para o sol, esquenta o dobro. O que adianta ficarmos dentro de sala se não conseguimos prestar atenção nas aulas?”, argumentou a estudante Tabita Lima.

A estudante Tainara Viana também ressaltou sobre a falta de interesse da diretoria da escola com a situação.

“Foi preciso os alunos ligarem para o Samu, pois a diretora não queria. O pessoal do Samu pensou que fosse trote e demoraram para socorrer as meninas”, ressaltou.

No início do ano, os estudantes tinham feito um protesto pelos menos motivos, mas não foram atendidos. A diretora da instituição não foi encontra para comentar o assunto.