quarta-feira, junho 21, 2006

Escrever se aprende Escrevendo

Introdução 1, da autora Jacqueline Cabral Araújo, de 16 anos
2º ano do ensino médio, turma E.

Para uma vida saudável, é preciso se alimentar bem para que no futuro não se sofra as conseqüências. Bebidas alcólicas, fumo, comer por desejo, não praticar nenhum exercício físico são prejudiciais para a saúde. Pesquisas feitas nos EUA, descobriram que maior parte dos habitantes, inclusive as crianças, são obesas, isso acontece por não saberem alimentar-se direito.

Reconstrução 1 da introdução 1

Para uma vida saudável, é preciso se alimentar bem para que no futuro as pessoas não sofram as conseqüências. Comer por desejo ou entre as refeições são prejudicial para a saúde. Pesquisas feitas nos EUA, descobriram que maior parte dos habitantes não sabem se alimentar direito.

Reconstrução 2 da introdução 1

Para uma vida saudável, é preciso se alimentar bem para que no futuro as pessoas não sofram as conseqüências. Comer por desejo ou entre as refeições são prejudicial para a saúde. Pesquisas nos Estados Unidos da América descobriram que maior parte dos habitantes não sabem se alimentar direito.
No dia 4 de abril, sem explicar algo sobre texto dissertativo, pedi aos alunos do 2º ano do ensino médio que escrevessem sobre qualquer idéia. Nem pedi título. O texto, só o texto.
Levei os texto para casa e, mais uma vez, marquei os problemas mais comuns e priorizei os erros que não contribuem para a organização interna do texto. Para começar, só introdução.
São duas aulas de dissertação por semana. Durante um tempo, reconstruímos cinco introduções dos alunos e reconstruímos três introduções de alunos de pré-vestibular.
Depois, apresentei 14 introduções fora da ordem lógica de raciocínio a fim de que eles aprendessem a colocar na seqüência lógica segundo as marcações textuais.
Por fim, mostrei seis exemplos de introdução.
Após a produção de abril, dois meses depois, partimos para a reconstrução textual, ou seja, cada aluno interessado indo à minha mesa para refazer o que ele tinha escrito em abril.
O texto da Jacqueline, de 16 anos, acima, expõe seus erros e, graças a esses erros, melhoramos o texto para ela evitá-los em outro momento. Depois dessa introdução, partimos para o desenvolvimento 1.

Heloísa Mourão Marques

Hoje, às 8h45min, a escola Heloísa Morão Marques, por meio da diretora Lúcia e do coordenador de ensino, professor-mestre Walmir, possibilitou o segundo encontro com os professores das áreas.
O turno da manhã reuniu-se e definiu para o segundo semestre uma prática de ensino semelhante e interligado. Na pauta, produção textual. A partir dessa produção, delimitamos o conteúdo gramatical.
Outra definição, a leitura realizada pelo professor e pelo aluno em sala de aula. Nesse caso, o texto ficcional contribuirá para a produção de texto e para o conteúdo gramatical.

É início.

A reunião de hoje, registrada em ata, deixou para o dia 24 de junho, às 7h30, uma pauta.
Por que isso não foi feito antes nas escolas públicas?