quarta-feira, junho 27, 2007

A escrita de meus alunos

Podem criar suas propagandas, mas, sem elas, eu vivo a realidade escolar há anos. Há anos. No que se refere a textos dos alunos, conheço bem o que a escola pública impossibilita.

Em 23 de março deste ano, meus alunos, de forma livre, escreveram suas introduções. Leia esta:

Introdução do aluno em 23 de março.

"As familias, estão se acabando com pai matando filho e vice-versa. Por isso enquanto não a ver compartilhamento entre pai e filho vai continua violência na sua casa frequentimente todos os dias".

Esse texto foi escrito por uma aluno do segundo ano do ensino médio, ou seja, dois anos antes de ingressar em uma universidade. O sistem não funciona, porque 100% dos alunos - eu disse 100% - não sabem usar as vírgulas.

Podem pedir que "açeçores de comunicassão" adulem o poder, mas o cotidiano escolar, da forma como se organiza, impede qualificar o ensino, por exemplo, de redação.

Com essa introdução acima, precisamos priorizar os erros. No meu caso, por questão de organização interna do texto, priorizo o uso da vírgulas. Passo aos alunos exercícios relacionados à Ordem Sintática Direta, uma prática que elimina mais de 80% dos erros.

Em aulas de gramática, duas por semana, massifico exercícios com vírgulas segundo a Ordem Sintática Direta. Em um texto bom de jornal ou de revista, realizamos leitura e eu mostro a eles o uso da vírgula.

Com duas aulas de redação na semana, reconstruímos as introduções. Aula, profundamente, cansativa, porque os alunos erram muito e repetem os mesmos erros.

Frequentimente - Quando há erro ortográfico, marco no texto e o aluno consulta o dicionário para escrever corretamente.

Repare como ficou a introdução do aluno após 11 reconstruções.
Introdução do aluno reconstruída em 15 de junho.

"Após dez reconstruções, a introdução ficou assim em 15 de junho de 2007. A destruição das famílias acontece porque, em alguns lugares do país, os filhos não ouvem os conselhos de seus pais. Com isso, eles trazem a violência para dentro de suas próprias residências. termina destruindo a suas famílias."

Ficou melhor, mas precisa melhorar mais ainda. Na sexta-feira, dia 29, apresentarei quatro introduções reconstruídas para que observem, mais uma vez, o que deve ser evitado.