quinta-feira, dezembro 06, 2007

Férias (2)


O que o Conselho Escolar fará?

Não podemos ficar olhando sempre para a paisagem.













Férias (1)


Em pleno momento de transição, a gestora Lúcia, da escola Heloísa Mourão Marques, entrou com pedido de férias. Não se sabe se tal pedido passou, primeiro, pelo Conselho Escolar.

Na Secretaria de Educação, algumas pessoas comentaram que as férias surgiram em um momento impróprio, porque a atual gestora deveria preparar todo processo de transição para e com a professora Osmarina, a futura diretora.

Por uma nova e melhor escola pública

Hoje, conversei com duas amigas, mulheres inteligentes que lecionam na escola Heloísa Mourão Marques: as professoras Osmarina (Geografia) e Alessandra (Literatura e Língua Portuguesa). Esta foi minha ótima aluna na Universidade Federal do Acre; e aquela, futura gestora da escola a partir de 2 de fevereiro.

Osmarina apresentou uma ótima idéia para qualificar o ensino da escrita e da leitura em 2008, qual seja: dois professores exclusivos para as aulas de Produção Textual. Alessandra gostou.

Disse a elas que precisaremos construir uma apostila ou um material didático para a produção de texto. Os professores que lecionarem Gramática e Literatura deverão gravitar ao redor da Produção Textual.

Serei claro. Em todas as redações, os alunos não sabem usar, por exemplo, vírgula e acentuação. Assim sendo, o professor de Gramática aplicará muito exercício para eliminar os erros de vírgula e de acentuação. Sua gramática sairá conforme os problemas redacionais.

O professor de Literatura, por sua vez, trabalhará com textos poético e narrativo, observando neles, por exemplo, pronomes oblíquos, porque tais pronomes não aparecem nas redações.

São dois exemplos, mas poderemos ampliar essa idéia por causa de uma nova prática.

Tenho certeza de que a escola Heloísa Mourão Marques contribuirá para que o ensino público acreano consiga elevar mais ainda seus índices no Enem.