quarta-feira, dezembro 05, 2007

Matéria de Josafá Batista

Acre fica em 20º em Exame Nacional
de Leitura, de Ciências e de Matemática

Os alunos do Acre ficaram em 20º lugar em um exame do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ainda de acordo com o exame, o Brasil está entre os cinco últimos colocados nas avaliações de ciências, matemática e leitura.

Na divisão por setores avaliados, os alunos do Acre ficaram em 24º lugar em Leitura e em 19º lugar em Ciências e Matemática, em comparação com o desempenho de estudantes dos demais Estados brasileiros. Foram avaliados 9.292 alunos em agosto de 2006, em 625 escolas de 390 municípios de todos os Estados.

Em Ciências, os Estados que apresentaram melhor desempenho foram: Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, Goiás e Rondônia.

Em Leitura, cuja média nacional foi de 393 pontos, dez Estados ficaram acima da média: Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná, Rondônia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Espírito Santo e Paraíba.

A melhor média estadual em Matemática foi alcançada pelos estudantes do Distrito Federal. Além deles, ultrapassaram a média nacional os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Goiás e Rondônia.

As médias gerais dos países ricos da OCDE são 500 pontos em Ciências, 492 em Leitura e 498 em Matemática. Os brasileiros que participaram do programa conseguiram média de 393 pontos em Leitura, 380 em Matemática e 390 pontos em Ciências, área prioritária na edição de 2006.

As médias obtidas pelo Acre foram 366 em Ciências, 346 em Matemática e 356 em Leitura.

Meninas são melhores em leitura

Os resultados do Pisa mostram alguns detalhes da realidade educacional acreana que podem contribuir na elaboração de políticas públicas. Apontam, por exemplo, para uma acentuada diferença de desempenho por gênero.

Enquanto meninos são melhores em Matemática e Ciências, as meninas os superam em Leitura.
Em Ciências constata-se uma pequena diferença: meninas ficaram com 362 pontos e meninos com 372. A vantagem, portanto, é de apenas 10 pontos. Essa diferença aumenta para 15 pontos nas médias de Matemática, onde mulheres tiveram 340 pontos e homens, 355.

Mas quando o assunto é Leitura as meninas tiveram nada menos que 16 pontos a mais: foram 367 delas a 347 deles.

Para o seu filho ler

. Os alunos brasileiros não estão conseguindo aprender matemática como deveriam. Isso é muito ruim, porque saber matemática não serve só para fazer contas, tirar uma nota boa na prova e passar de ano.

. Quem não sabe lidar com os números se atrapalha nas tarefas mais simples e pode acabar gastando mais dinheiro do que tem. Quem sabe bem matemática consegue calcular o que dá pra fazer com a mesada e ver se o troco que recebeu em uma compra está certo.

. Mas não é só isso. A matemática pode ajudar as pessoas a pensar melhor. O aluno que aprende a fazer cálculos melhora o raciocínio e a lógica. Isso ajuda a fazer escolhas, tirar conclusões, desenvolver novas idéias, se concentrar mais e encontrar soluções em momentos importantes da vida.