terça-feira, dezembro 06, 2011

Eleição da escola HMM


Em nome da unidade da escola Heloísa Mourão Marques, as professoras Osmarina e Ozélia retiraram seus nomes da disputa eleitoral. O professor Valdir representa a escola HMM, sem divisão interna.

Penso que, no futuro, a ideia da prévia deve ser mantida na escola e quem perder deve retirar a candidatura. Com isso, cria-se a ideia de apoiar um colega de trabalho da escola antes do resultado final da eleição. Dessa forma, a escola sai fortalecida em nome não do corporativismo, mas em nome de um grupo comprometido com o ensino público. Apoiar um colega não pode ser motivo de vantagens pessoais na escola.

Hoje, o debate na escola foi muito organizado. Conforme a regra, não se admitiu ataque a qualquer pessoa, inclusive, à pessoa da professora-gestora Osmarina. Caso ocorresse, o agressor verbal sairia da mesa. Só a presença da Polícia Militar inibiu excessos. Não foi um debate com grandes ideias, mas pelo menos a organização foi impecável. Não houve tumulto.

Calamos a boca do professor Jorge Braum, que, um dia antes, diante de mim, disse que a escola era uma bagunça. Sua presença, indesejada por muitos, só esteve na escola para falar mal da professora Osmarina. Se seu candidato vencer, muitos professores sairão da escola, mas a possibilidade de vencer é mínima, quase zero.

Com a vitória do prof. Valdir - torço por isso -, que boas ideias sejam colocadas, que favorecimentos pessoais não existam e que o desejo de trabalhar sempre mais e melhor transforme a vida de nossos alunos.

Um dos sentidos da vida é melhorar a vida de nosso semelhante, no caso, por meio da educação.