sábado, agosto 25, 2007

Quero entrar para a história


À direita, em pé, o repórter Paulo H. Nascimento.

O time, Rio Branco Futebol Clube.




A uma bloguista


Texto de uma bloguista.


Caro professor Aldo,
Já fui sua aluna na faculdade e não vi tal empenho seu.
Em que sentido "empenho"? Eu, na F
aculdade de Letras da Universidade Federal do Acre, fui processado muitas vezes por um grupo de professores. Fui acusado de muitas coisas. Por lado, obtive respeito de uma pessoa por quem tenho enorme apreço, a professora Olinda Batista, atual vice-reitora. Admiro a professora Olinda por seu caráter. Se falo bem desta terra, é por causa de pessoas como a Olinda. Empenho? Empenhei-me a ponto de ser processado, por exemplo, porque uma aluna disse que eu usava A República, de Platão, nas aulas de Literatura Infantil. Empenho? Eu levei Bakhtin à Faculdade de Letras da Ufac, basta olhar os planos de curso. Empenho? Hoje, após anos, não leciono nessa faculdade, e ela continua como uma das piores da Região Norte. Consulte os dados do MEC.

Desculpe, mas vc não acha que está se preocupando muito em dar modelos de redação? Vc não crê que a olímpiada de matemática também é importante?
Sim, acho, mas eu leciono outra disciplina.

Afinal os alunos também estão mostrando suas habilidades. E quanto a passeata, esta também de alguma forma está trabalhando habilidades nos alunos, como o respeito e cidadania.
Discordo. Quando assinei meu contrato como funcionário do estado, não foi para fazer passeata. Assinei para lecionar. Precisamos, primeiro, manifestar nosso interresse por qualidade de ensino. Não adianta irmos às ruas se a escola não cumpre sua função em sala de aula. Habilidades!? Na minha área, habilidade é ler bem e escrever bem, e eu não posso perder tempo com passeata. Respeito!? Cidadania!? Querida, as transformações sólidas iniciam-se dentro de instutuições e não nas ruas. É preciso haver uma ótima formação como advogado, como médico, como juiz, como enfermeiro, como professor, e isso começa quando há boas escolas.

Fatores importantes para um desenvolvimento social. Vc não acha importante? Acho maravilhoso vc se preocupar com esses dias que foram destinados a estas atividades, mas creio que não prejudicarão nosso trabalho.
É perder tempo. Enquanto a escola pública pára e desfila em uma passeata, a escola privada cumpre seu ano letivo e diz que é a primeira no Enem. Eu quero a minha escola pública em primeiro lugar no Enem, e isso não passa pela rua.

Abraço

Outro