quarta-feira, outubro 11, 2006

Introdução de um aluno

Às sextas-feiras, leciono Redação em uma escola pública. Há na escola do Estado ou do município uma liberdade imensa para trabalhar e, para mim, liberdade implica buscar o melhor para o outros, no caso, os alunos.
Liberdade não significa relaxar, negligencair; liberdade representa se responsabilizar por algo melhor.
Na aula, apresentei uma Introdução de um aluno do 2º ano, ensino médio. Leia.
"[Toda forma de poder e sempre uma forma de votar por nada. 1] [A grande maioria das vezes, os políticos usam o poder da mentira para iludir os cidadãos para que ele consiga uma autoridade sobre as pessoas. 2] [A democracia é apenas um obstáculo obrigatório em nossas vidas. 3]"
Observação 1 - O professor deve trabalhar a partir das partes redacionais, nesse caso, a Introdução.
Observação 2 - Devemos enumerar as partes internas, nesse caso, são [1], [2] e [3].
Observação 3 - [Toda forma de poder e sempre uma forma de votar por nada. 1] a) Em pleno ensino médio, a maioria dos alunos confunde "e" com "é". b) Outro ponto, os termos genéricos. Padre Antônio Vieira (1608-1697), no século 17, advertia sobre as generalizações no sermão. O termo nada deve ser retirado.
Observação 4 - Na segunda, eu atualizo.
Observação 5 - [A grande maioria das vezes, os políticos usam o poder da mentira para iludir os cidadãos para que ele consiga uma autoridade sobre as pessoas. 2] a) Melhor é "a maioria dos políticos". b) Na introdução, o aluno não deve usar verbos inapropriados, nesse caso, o verbo "usar". Transforme "mentira" em verbo. Melhor é "a maioria dos políticos mente ou mentem para conseguir autoridade sobre os eleitores". O aluno deve especificar a palavra "pessoas", ou seja, eleitores.
Observação 6 - [A democracia é apenas um obstáculo obrigatório em nossas vidas. 3] a) Não é a democracia, mas "essa democracia", a da mentira. Melhor é "essa democracia torna-se uma obstáculos para uma classe social". "Nossas vidas" é muito genérico.
Os alunos pecam quando são muito previsíveis em seus textos. Ignoram uma introdução com a idéia de surpresa, contrariando o senso comum. Cansam o leitor com textos obedientes a uma informção superficial.
Não formam um elo adequado entre os conceitos e entre os termos.
Erram muito quando não especificam a idéia. Seus textos são muito genéricos.

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Alckmin 2

Alckmin 1