terça-feira, novembro 13, 2007

Seu garçom, por favor!













O deputado Moisés Diniz, do PC do B, é flagrado quando pedia a número 1 na Assembléia Legislativa.

O fotógrafo foi malicioso.


Açeçôr de Inpremçá (2)


"Quanto às críticas, ainda dos oposicionistas, de que a entrega dos kits de combate à doença estaria a privilegiar determinadas famílias, o líder do governo responde: está acontecendo todo um levantamento técnico para atender à todos os moradores das comunidades contempladas."

1. Erro primarial. O verbo "atender", segundo Celso Pedro Luft, em Dicionário Prático de Regência Verbal, admite "atender a" (Transitivo Indireto) e "atendê-lo" (Transitivo Direto);

2. por exemplo, "atender a uma explicação" ou "atender uma explicação. No entanto, ele diz que, "se o complemento for um pronome pessoal referente a PESSOA, só se empregam as formas objetivas diretas. O diretor atendeu os interessados, ou aos interessados, mas apenas: O diretor atendeu-os (...)";


3. entretanto, para incomodar, o professor Celso, por exemplo, cita "... a bênção de lhes atenderdes"; e

4. sendo moradores, poderia ser "atendeu aos moradores" ou "atendeu os moradores", mas o fenômeno da crase inexiste antes de "todos", porque não cabe o artigo "a" antes dele, havendo, portanto, só o "a" da preposição do verbo "atender". Sem essa união (crase) entre vogal e preposição, não há o fenômeno da crase.

Açeçêr de Inpremçá (1)




"Foi essa mobilização que levou os deputados da oposição à criticarem na sessão desta terça-feira, 13, o evento no Juruá."

1. Querido aluno, se você for amigo de político, fique tranqüilo, não precisa saber escrever, basta ser amigo de;

2. Como um assessor pode cometer um erro desse, minha nossa!!! Coloca-se um acento grave, indicador do fenômeno da crase, antes de verbo. Isso é o mesmo que 2 + 2= 5.

Desilusão


"Vou fechar o blog" e "Velhos companheiros, novos inúteis"

Li o blog de Altino Machado e de Gean Cabral e meus olhos se abriram para a desilusão. Mesmo discordando daquele por alguns motivos, reconheço sua importância para o jornalismo acreano. Este, em seu blog http://kabrow.blogspot.com/, revelou sua amargura.

No caso de Gean Cabral, esse acreano por quem tenho enorme apreço, fico triste quando vejo seu talento de caricaturista ser ignorado pela cultura deste estado. A inteligência de Gean é digna de um DAS à altura daqueles que não são medíocres. E há muitos no governo estadual e municipal que simulam inteligência, porém permanecem no poder por uma doença chamada adulação.

Por outro lado, eu critico Altino e Gean, porque desejam ser reconhecidos pelo poder. Pessoas como vocês só podem esperar isto: a boa solidão, a escura e segura solidão. E que ela venha com o seu sólido breu para que possa ser iluminado pelo caráter dos inquietos, dos irreverentes.

Faça, Gean, sem a esperança de receber algo em troca, por exemplo, elogios. Pior: o reconhecimento. A vida nos recompensa com a morte e com o esquecimento de outros; entretanto, ainda sim, devemos viver mais e mais, sempre.

Se chegarmos ao fundo do poço, cavemo-lo mais ainda até encontrar a fonte de água límpida.

Exemplo














Com o papel sobre a perna, blusa azul, Izanilde é uma das coordenadoras da escola Heloísa Mourão Marques.
Simples, sempre educada, essa colega de trabalho faz o que pode.

Em um momento tão ruim na escola, Izanilde tem sido muito companheira dos professores.