quinta-feira, março 01, 2012

Escola atrativa é aluno teclando computador e professor pesquisando no Google


"Escolas têm que ficar mais atrativas como alternativa à evasão escolar", diz Mercadante



Paula Laboissière
Da Agência Brasil, em Brasília

Ao comentar a decisão de distribuir tablets para professores do ensino médio na rede pública, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (1º) que as escolas precisam ficar mais atrativas para os alunos e que investir nesse tipo de tecnologia pode ser uma alternativa à evasão escolar.


“A escola tem que ficar mais interessante”, ressaltou, explicando que o mercado de trabalho aquecido do país se torna grande atrativo para que os jovens deixem a escola. “A geração nova quer essas informações. Não dá para a gente ficar só com o quadro-negro do século 17”, completou.



Ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Mercadante lembrou que 320 mil professores já foram qualificados por meio de cursos de formação para utilizar o tablet. O próximo curso, segundo ele, deve ter  carga horária de 350 horas.



“Essa luta eu já comprei – vamos ter computadores na escola. O professor vai ter todas as chances de se modernizar se quiser”, disse. “Impensável, no século 21, é ter um professor que não pode entrar no Google”, concluiu.
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Para o ministro, escola atrativa é escola com tablete
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E os "netebuques" para os alunos do terceiro ano das escolas acrianas? O então ministro da Ciência e Tecnologia esteve no Acre para presenciar a entrega das máquinas.

Elas nem funcionam em sala de aula porque não havia tomada suficiente e, além disso, a bateria não passava de três horas. Genial. É o modo petista de governar. 

Você acha que existe qualidade de língua portuguesa só por causa de computador em sala de aula?

Para a escola pública ficar atrativa, ministro, é preciso construir parque de diversão.

Mercadante é uma piada educacional de mau gosto.

Escrever e reescrever


Aluno do segundo ano do ensino médio,
ele escreveu o seu desenvolvimento 2 desta forma.


Desenvolvimento 2
Nos dias atuais a internet vem sendo usada para todos os fins, afinal apenas uma mínima percentagem de pessoas ainda não possuem esse benefício, com as redes de wi-fi fica bem mais fácil que pessoas com baixa renda possam acessar, afinal, basta eles irém em um posto governamental que lá terão o acesso a internet gratuitamente.


Antes da Reconstrução, duas breves observações óbvias


1. Antes de qualquer refacção textual, primeiro: se o professor leciona para 10 turmas e se existem 39 alunos em cada turma, forme grupos com três alunos. Assim, no lugar de 390 redações, o professor corrigirá 130. Se os políticos não reduzem o número de alunos na sala de uma escola pública, não será o professor que, recebendo bem menos do que um deputado vagabundo, tipo de parasita que nunca apresentou um projeto de lei para qualificar o ensino, dedicará seu tempo a cada aluno que produziu um texto, porque é humanamente impossível; e


2. Não corrija em casa, porque você não recebe para levar trabalho para o seu lar. Não se esqueça: você não passa de um professor, um elemento desvalorizado por governador, por deputados estaduais, por prefeito, por vereadores e por sindicatos. Até uma puta cobra pela hora extra. Que o método de correção seja em sala de aula.


Reconstrução 1:


1. Antes de mais nada, colocar na ordem sintática o texto e, para tanto, ensinar o aluno do ensino médio a colocar o ponto contínuo, ou seja, ele deve saber onde começa e onde se conclui uma ideia;


2. Para saber onde começa e onde termina a ideia, o aluno precisa estabelecer uma relação entre sujeito (recebe a informação do predicado) e o predicado (dá informação ao sujeito). Para isso, o aluno precisa aprender a encontrar o verbo.


3. Ponto contínuo 1:


Nos dias atuais a internet vem sendo usada para todos os fins. (1) Afinal apenas uma mínima percentagem de pessoas ainda não possuem esse benefício. (2) 


Obs. 1: Penso que o aluno deve colocar o ponto contínuo em cada frase-oracional, isto é, havendo um verbo com ou sem o seu complemento, havendo uma ideia terminada, coloca-se o ponto contínuo;


Obs. 2: Qual relação entre "internet usada para todos os fins" e "pessoas não possuem internet"? O uso de "afinal" não é o adequado. Mostra-se ao aluno então o uso correto de "afinal";


Obs. 3: Se a internete é usada para todos os fins, subentende-se que ela é boa e, se é boa, deveria ser usada por todos mas não é.  Há, portanto, uma contradição, devendo ser usado o "porém" e seus correlatos;


Reconstrução 2:
1. Nos dias atuais a internet vem sendo usada para todos os fins, porém apenas uma mínima percentagem de pessoas ainda não possuem esse benefício;
2. Nos dias atuais a internet vem sendo usada para todos os fins, entretanto apenas uma mínima percentagem de pessoas ainda não possuem esse benefício;
3. Nos dias atuais a internet vem sendo usada para todos os fins; apenas uma mínima percentagem de pessoas, todavia, ainda não possuem esse benefício.


Obs. 1: O aluno deve ter acesso a várias formas de escrever o mesmo conteúdo porque a forma é tão importante quanto o recheio.   Como sabemos, predomina o uso do "mas" entre os alunos, quer dizer, predomina uma forma fixa na relação entre duas frases-oracionais;


Obs. 2: Como o uso da vírgula é fundamental e foi logo colocada na Reconstrução 2, o aluno deve entendê-la, por exemplo, depois de "nos dias atuais" e antes de "a internet".


Obs. 3: Além disso, como é muito comum o aluno escrever "vem sendo usada", pede-se uma construção com uma só palavra, exigindo dele uma escrita com menos palavras, ficando assim a


Reconstrução 3:


Nos dias atuais, usa-se a internet para todos os fins; apenas uma mínima percentagem de pessoas, no entanto, ainda não possuem esse benefício.  

Obs. 1: Ainda somente na primeira frase-oracional, o aluno deve escrever "internete" porque o professor Celso Pedro Luft registra e explica o porquê;


Obs. 2: A frase "apenas uma mínima percentagem de pessoas" pode ser substituída por "uma minoria". Isso deve ser muito bem explicado;


Obs. 3: O verbo "possuir" deve estar no singular porque ele concorda com a palavra principal do sujeito, o núcleo, no caso, "percentagem". Entendido isso, escreve-se "uma minoria". Depois disso, eis a


Reconstrução 4:


Nos dias atuais, usa-se a internete para todos os fins; uma minoria, no entanto, não possui esse benefício.

Obs. 1: Por ser muito usado, retira-se "nos dias atuais". Você  tem alguma sugestão?