quinta-feira, abril 02, 2009

Depois da campanha...












nunca mais vi Bocalom, do PSDB, em um ônibus. O que é "política".

Pronome

Ênclise não ocorre com verbos no particípio

Por Thaís Nicoleti

"Pelo fato de seu filho ter andado com a arma, levado-a à escola, exibido-a, o pai do adolescente poderá ser acusado de negligência."

Segundo os princípios da colocação pronominal vigentes na norma culta do português, a ênclise (pronome átono depois do verbo) não ocorre em duas situações: com as formas verbais conjugadas no futuro (do presente ou do pretérito) e com os particípios.

Vemos, no fragmento em questão, o emprego da ênclise com o particípio, opção do redator para evitar a repetição do verbo auxiliar. Ocorre que o verbo auxiliar (no caso, o "ter") não pode ser suprimido nesse caso exatamente porque é a ele que se prende o pronome átono.Também não ficou boa a relação entre os termos "filho" e "pai" na frase.

Do modo como foi redigido, o texto afirma que o "filho do pai do adolescente" fez algo. Abaixo, a colocação pronominal corrigida em duas construções possíveis (o leitor pode, é claro, encontrar outras formulações adequadas):

Pelo fato de seu filho ter andado com a arma, tê-la levado à escola e tê-la exibido, Fulano de Tal poderá ser acusado de negligência.

Pelo fato de o jovem ter andado com a arma, tê-la levado à escola e tê-la exibido, seu pai poderá ser acusado de negligência.