sábado, dezembro 02, 2006

Vestibulando

Dica para uma ótima leitura. Vestibulando, compre o livro Redação - linha a linha, de Thaís Nicoleti de Camargo. A editora, Publifolha.
Muito bom!

A MatemÁtica de GleiDsoN

Professor da disciplina Matemática, José Gleidson Ferreira do Nascimento, de 24 anos, começou a edificar um trabalho significativo na escola Heloísa Mourão Marques.
Em reunião do Conselho de Disciplina de Matemática, ele apresentou um caminho social para a sua disciplina.
Seus alunos aprenderão, por exemplo, porcentagem por meio de pesquisa de preço em supermercados e em pequenos comércios. Não se constrói, no entanto, uma idéia sozinho.
À mesa com ele, os professores Antônio Fernandes, Miguel Antônio Cairo Reis e Francisco Ivo de Oliveira.
Os objetivos são estes:
  1. aplicar conteúdos básicos da disciplina de Matemática à economia doméstica;
  2. entender a Estatística como um ramo da Matemática necessário à tomada de decisões; e
  3. promover o senso de responsabilidade para com a renda familiar.

Por meio disso, o corpo discente estudará porcentagem, razão e proporção, funções (construção e análise de gráficos) e planilhas eletrônicas.

Bem que a Matemática poderia publicar essa pesquisa em um jornal escrito pelos alunos de Língua Portuguesa. Dessa forma, as duas disciplinas seriam úteis às famílias dos próprios alunos, mostrando preços diferentes do mesmo produto.

Alguns dirão que não há nada de novo nisso. A questão, entretanto, não essa. A questão é que alguns fazem "o novo" e outros não o fazem, porque permanecem imóveis com os seus anacrônicos hábitos. É mais cômodo.

A FloresTania de ToinHo aLveS


Aprecio a palavra florestania ou o termo. Palavra não é o mesmo que termo. Conceito se opõe a termo e à palavra. E o que é palavra? O que é termo? E conceito?
Em uma certa noite, na varanda de sua arejada casa, ouvi Toinho Alves, o homem que talhou na árvore florestania. Depois dessa sonoridade, alguns falantes começaram a propagar florestania como conceito.
Ingênuo equívoco. Florestania não é conceito; florestania, senhores, é "neologismo".
E por que não é conceito ou categoria analítica? Que alguns repórteres não afirmem que se trata de conceito, porque, sem base, fala-se por falar.
Paixão é conceito. Família é conceito. Estado é conceito. Amor é conceito. Carnaval é conceito. Ordem é conceito. Ética é conceito. Educação é conceito. Estética é conceito. Subjetivação é conceito. Poder é conceito. Florestania não é conceito. Florestania é neologismo.