quinta-feira, agosto 30, 2007

Sobre poesia














Grande amor



Grande amor, grande amor, grande mistério
que as nossas almas trêmulas enlaça...
Céu que nos beija, céu que nos abraça
num abismo de luz profundo e céreo.

Em quatro aulas, concluí a compreensão sobre o soneto de Cruz e Sousa. Concentrei-me em quatro aspectos: organização sintática, significado de palavras, sentido de conceitos e relação entre termos.

Dessa forma, encontramos o verbo que dá ação ao sujeito a fim de colocar os dois primeiros versos na ordem sintática direta:
grande mistério que enlaça as nossas almas trêmulas...

Colocado na ordem direta, a próxima etapa, o significado das palavras, no caso, trêmulas, enlaça e céreo. O aluno consulta o dicionário e, diante de muitos sinônimos, escolhe o mais adequado ao texto poético.

Alma, por exemplo, é conceito e, para tanto, precisamos encontrar um sentido original a partir de outras leituras. Por ser inerente ao Simbolismo, alma não basta em um dicionário, mas se amplia na mitologia de Eros e Psiquê e nA República, de Platão.

Por último, a combinação entre as partes, por exemplo, grande amor-mistério-céu ou enlaça-beija-abraça.

Evidente que tais procedimentos implicam uma relação com o texto dissertativo: sintaxe, vocabulário, conceito e relação entre as partes.

Depois, os alunos tiveram que escrever um texto-interpretação sobre a primeira estrofe.