quarta-feira, junho 04, 2008

Gramática é importante

Desde 1986, comecei a ouvir na faculdade produção textual. Nesta semana, conversando com uma colega de profissão que trabalha na Secretaria de Educação do Estado do Acre, ela me disse que o importante é leitura e texto, a gramática não tem importância.

Não é bem assim. A questão textual abre caminhos em que a secretaria ainda não toca e, quando fala por meio de uma funcionária, diz que a gramática não importa mais. Pessoas falam sem ter lastro bibliográfico.

Exemplo simples e prático. Por mais que leiamos, por mais que tenhamos textos em sala de aula, a escrita não apresentará sua universalidade, porque o professor não terá condições de observar a acentuação nos textos selecionados por ele.

Os textos apresentam parte da língua portuguesa, por exemplo, crase, hífen, acentuação. A regra, entretanto, universaliza. Quando o aluno estiver no mercado de trabalho, não poderá contar nem sempre com dicionário eletrônico para escrever "autocrítica". Deverá saber usar hífen diante de alguns prefixos.

A gramática tem a sua devida importância e, paralela a ela, leitura e produção textual.

Colega de profissão, ela é muito educada, simples, boa pessoa, só questiono sua fala quando alguém da área não souber questionar a sua.