terça-feira, julho 03, 2007

Heloísa Mourão Marques

No Enem, a escola Heloísa Mourão Marques ficou em 16º lugar (37.23 pontos) em 2005.

Em 2006, os pontos diminuíram: 35.15.

Não realizamos um trabalho conjunto para a escola obter um melhor resultado em 2007.

A solução talvez seja orar na escola para que ocorra um milagre, mas, talvez, Enem assim.

Mais uma Vez, Ela: a EscolA PúblicA











Escola pública não é notícia. Não circula em jornais seus problemas, suas dores. Embora tenhamos deputados que foram e que jamais serão professores um dia, a Assembléia Legislativa do Acre não debate idéias sobre gestão escolar.

Sobrou este blog para escrever sobre o cotidiano em uma escola pública, a minha.

Hoje, a coordenadora de ensino, escolhida pela diretora à margem da Lei 1.513, expôs, mais uma vez, sobre este problema: alunos no corredor. Há dois anos como gestora, o problema continua.

Pelo que ouvi, a coordenadora de ensino quer que o professor pegue o aluno no corredor e levo-o para a sala. Ora, a direção escolar não consegue fazer com que as inspetoras trabalhem?

Dei uma proposta. Quando o tempo de sua aula acabar, o professor só sairá de sala quando o outro colega de profissão chegar. Eu faço isso com cinco professoras e dá certo.

Por que a coordenadora não adota essa prática? Por que a coordenadora não é mais objetiva?

Sem ser objetiva, a coordenadora realiza uma reunião genérica, referindo-se a todos os professores. Ora, se sabe qual o professor, fale com ele; imponha limites a ele. Há professores que não dominam seus alunos; não conseguem educá-los.

É ótimo haver ordem em uma escola pública, mas, quando exigimos dos outros, devemos ser os primeiros a dar o exemplo. Coordenação de ensino, por exemplo, deve chegar antes dos professores à escola; coordenação de ensino deve andar pelos corredores da escola; coordenação de ensino deve assistir às aulas dos professores; coordenação de ensino deve ter metas para a escola; coordenação de ensino deve, com muita clareza, expor suas propostas para qualificar o ensino de uma escola, a pública.

Quem não dá exemplo não pode ter bons imitadores.

Nesta atual gestão, não avançamos para qualificar o ensino de Redação, e o Enem está aí. A atual gestão ouviu falar de uma proposta sobre Conselhos de Disciplina, mas não sabe organizá-los para que possamos construir uma proposta pedagógica da escola.

Minha nossa, um ensino público sem proposta pedagógica. Uma escola (uma!?) sem proposta pedagógica.

Enquanto isso, os deputados estaduais, achando que tudo vai muito bem na educação pública, ignoram um ótimo debate sobre gestão escolar. Eles sabem criar leis para a educação pública?

Blogueiro mandou essa


"Também creio que o Rio não só se resume a balas perdidas. Nossa, é fanstástico o Corcovado, o Pão de açúcar. A lagoa Rodrigo de Freitas e tantos outros locais. Centro intelectual. Lugar de teatro, música, arquitetura. Quanto à violência, é um caso à parte diante de tanta beleza!!! O Rio tem que ser respeitado e preservado, afinal, como dizia o poeta, Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil. Cidade Maravilhosa, coração do meu Brasil..."