quinta-feira, outubro 13, 2011

De Fagundes Varela



Tristeza

Minh'alma é como o deserto
De dúbia areia coberto,
Batido pelo tufão;
É como a rocha isolada,
Pelas espumas banhada,
Dos mares na solidão.

A escola pública acriana abandonou os clássicos, muito mais a poesia. Não há gênero textual mais exuberante, complexo e elaborado do que o gênero lírico. E saibamos que o lírico não se limita à poesia. Os elementos líricos estão, por exemplo, no filme "Lavoura Arcaica" ou na minissérie "Dom Casmurro".

Os alunos do ensino médio, todos, ignoram os deslocamentos dos termos nas frases-oracionais. Estudar tais deslocamentos nos versos significa passar da Ordem Sintática Indireta para a Ordem Sintática Direta. Por meio dos versos, quer dizer, por meio de termos deslocados, porque é característica dos versos os deslocamentos, o aluno aprende a colocar na ordem direta os termos da oração.

Outro ponto louvável do texto lírico: a riqueza vocabular. Além da noção da ordem e da desordem sintática, o aluno precisa ampliar o seu cardápio semântico. Sem ampliar seu vocabulário e sem o seu devido sentido no verso ou na prosa, estreita-se a consciência de.

Essa riqueza vocabular associa-se também à combinação com outros vocábulos, permitindo assim a inquietação da polissemia.

Poderia, aqui, destacar outros pontos, mas permaneço com esses.

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Aos meus alunos do ensino médio, ofertei a seus olhos versos de Fagundes Varela. Primeira tarefa, colocar na ordem sintática direta a primeira estrofe para que percebam a sequência lógica (direta) do verso. Considero esse exercício importante para que eles, quando dissertarem, saibam deslocar os termos.

Só nessa estrofe, o aluno aprende vírgula, ponto e vírgula, concordâncias nominal e verbal, além, é claro, de os versos provocarem uma palavra que nos separa dos outros animais, esta: imaginação.

No entanto, nas escolas públicas acrianas, os clássicos estão mortos, mais ainda a poesia. Como disse certa vez um professor: "Meus alunos não estudam poesia, porque no mundo de hoje eles não escreverão versos." Tristeza. E pensar que um jumento como esse recebe um salário igual ao meu.
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Exercício 1:
Colocar na Ordem Sintática Direta  

Minh'alma é como o deserto
De dúbia areia coberto,
Batido pelo tufão;

Ordem Sintática Direta: Minh'alma é como o deserto coberto de dúbia areia, batido pelo tufão.

Uma vez na ordem, o aluno precisa ir ao dicionário para encontrar o significado e, depois, por meio de reflexões, o sentido da palavra adequado no verso. O que significa "dúbia"?

No dicionário Houaiss, há três significados. Qual o mais adequado? Eu penso que seja "difícil de caracterizar". E "batido"? Resposta, "marcado". E "tufão"? Nesse caso, não basta ir ao dicionário, é preciso interpretar a palavra, porque ela se encontra em estado conotativo. "Tufão" tem sentido de "desordem", "desarmonia", "irregularidade".

E "alma"?

Depois da ordem sintática direta, depois do sentido das palavras, interpretar a poesia.

Em sala, essa prática é cansativa. Sem uma boa leitura, sem perceber como o texto lírico é elaborado, escrever melhor torna-se mais difícil.