sábado, março 22, 2014

O PT não é nosso inimigo

Quanto ódio, quanta raiva, quanta vontade de matar o PT, é como se o PT fosse uma pessoa, como se a política fosse destruir o inimigo. Enquanto ruminamos essa massa disforme de alimento nocivo à vida, jamais estaremos a edificar, por meio desta realidade virtual, o sentido mais humano do que seja A Política.

A monarquia sabia lutar contra o adversário; porque, na luta, havia a honra a ser defendida, mas uma honra defendida com elegância, por exemplo, com a destreza de um espadachim.

Na Grécia Antiga - nossa origem política -, o conflito em Ágora não era para destruir o (ad)versário, mas para convencê-lo, podendo ganhar ou perder, com honra, com elegância. Como Ágora era o espaço público do conflito, os gregos buscaram, por meio da Paideia (formação, educação), duelar com a palavra da MELHOR forma possível.

Senhores, o PT não é nosso inimigo, mas nosso ponto fixo para haver o saboroso conflito de ideias. Há ótimas pessoas no PT. Mais: há no PT boas ideias, algumas esquecidas. Lembremos ao PT, portanto, suas próprias ideias.

Repito: o PT não é inimigo; no máximo, encontra-se, parte dele, com o Mal de Alzheimer.

Política nunca foi desejar o Mal do outro.