Hoje, iniciamos na escola Heloísa Mourão Marques a leitura de Werther, de Johann Wolgang Von Goethe. Não lemos em sala, porque na escola não impera o silêncio pelos corredores. Debruçamos nossos olhos sobre páginas no teatro da escola.
Leitura solicita silêncio e conforto. Com os ares-condicionados ligados e com poltronas confortáveis, começamos a nos iniciar na narrativa romântica.
Observações gramaticais foram feitas, mas de uma forma bem específica, isto é, relacionadas aos problemas gramaticais presentes nos textos dos alunos, um deles: marcadores pronominais. Esse pronome substitui que palavra anterior? Por que usou "-los" e não "-lhes"?
Leitura solicita silêncio e conforto. Com os ares-condicionados ligados e com poltronas confortáveis, começamos a nos iniciar na narrativa romântica.
Observações gramaticais foram feitas, mas de uma forma bem específica, isto é, relacionadas aos problemas gramaticais presentes nos textos dos alunos, um deles: marcadores pronominais. Esse pronome substitui que palavra anterior? Por que usou "-los" e não "-lhes"?
Na reconstrução textual, isso será cobrado. Você repetiu a palavra. Substitua-a por um pronome. Refaça!
Além disso, nessa aula de leitura, sublinhamos termos, fomos ao dicionário e apresentamos um sentido autêntico para alguns signos lingüísticos. Na página 15, o narrador escreve "bem-amada", referindo-se a uma mulher, mas, antes, ele situa o leitor em imagens relacionadas ao sagrado. Termos anteriores partilham valores com o sagrado, porque a este pertencem.
Na aula de Leitura, precisamos (re)nomear a palavra a fim de que possamos repensar a vida. Na Leitura de um Goethe, a palavra amor, por exemplo, opõe-se à vulgaridade da rua, à cultura de massa. No romantismo, sagrado & amor comungam-se. "Não posso falar meu pensamento sem antes pensar a palavra."
Minha base teórica para essa aula de Leitura são eles: Nietzsche, Bakhtin e Barthes.
Mais: na semana posterior, apresentar um resumo das 20 páginas lidas na semana anterior.
Escrever aprende-se escrevendo e lendo.
Além disso, nessa aula de leitura, sublinhamos termos, fomos ao dicionário e apresentamos um sentido autêntico para alguns signos lingüísticos. Na página 15, o narrador escreve "bem-amada", referindo-se a uma mulher, mas, antes, ele situa o leitor em imagens relacionadas ao sagrado. Termos anteriores partilham valores com o sagrado, porque a este pertencem.
Na aula de Leitura, precisamos (re)nomear a palavra a fim de que possamos repensar a vida. Na Leitura de um Goethe, a palavra amor, por exemplo, opõe-se à vulgaridade da rua, à cultura de massa. No romantismo, sagrado & amor comungam-se. "Não posso falar meu pensamento sem antes pensar a palavra."
Minha base teórica para essa aula de Leitura são eles: Nietzsche, Bakhtin e Barthes.
Mais: na semana posterior, apresentar um resumo das 20 páginas lidas na semana anterior.
Escrever aprende-se escrevendo e lendo.