sábado, outubro 17, 2009

Alunos, avaliem seus professores

Hoje, se alunos interessados desejarem, eles avaliam seus professores por meio de um blogue. Eu gosto muito dessa clareza para perder ou para ganhar.

Neste ano, disse às turmas que deveriam criar um blogue para criticar minhas aulas com equilíbrio. Eles poderiam filmar, fotografar. Algumas criaram. Mas devo repensar melhor a função do blogue de aluno para as minhas aulas. O blogue deve fazer parte de um processo avaliativo também para o aluno. Preciso pensar melhor isso.

Alunos avaliam de forma positiva seus professores.

1. Aldo (Português) 22 votos (73%)
2. Vanessa (Espanhol) 15 votos (50%)
3. Sezimária (História) 12 votos (40%)
3. Valdir (Física) 12 votos (40%)
4. Deiz (Geografia) 10 votos (33%)
4. Maria Célia (Arte) 10 votos (33%)
5. Gleide (Biologia) 8 votos (26%)
6. Roselva (Filosofia) 6 votos (20%)
7. Edinelson (Edu.Física) 4 votos (13%)
8. Ivo (Matemática) 3 votos (10%)

À professora-gestora Osmarina

Querida Osmarina, sempre defendi na nossa escola a clareza, a retidão, o diálogo, ideias que promovessem um ensino melhor. Uma dessas ideias, a avaliação. Não podemos recriar uma escola pública sem que alunos avaliem seus professores.

Avaliar, por que não?
No primeiro semestre, houve essa avaliação e nós concordamos que houve falha, qual seja: nem todos os alunos podem avaliar. O professor bricalhão, aquele que passa todo mundo, sabemos, obtém boas notas, e muitas notas.

Antes de o aluno avaliar, é preciso haver uma seleção para sabermos quais alunos avaliarão. Alunos responsáveis, jovens dedicados ao estudo, ao respeito; alunos que desejam um escola pública melhor para que suas vidas sejam transformadas.

Eu, por exemplo, quando sei que serei avaliado, procuro ainda mais fazer o melhor para meus alunos. Como servidor do Estado do Acre, devo saber por meio de uma pesquisa estudantil o que sou como professor em uma sala de aula. E mais: tal pesquisa deve se tornar pública por meio do sítio (site) da escola.

Sua gestão está entrando no terceiro ano e penso que deveríamos proporcionar essa avaliação ainda no segundo semestre de 2009.

O lúdico
Outra proposta, Osmarina, atividades lúdicas. Elas deveriam ocorrer duas vezes por mês. A competição entre turmas motiva quem até não gosta de estudar. Pela primeira vez, realizaremos um gincana só de conhecimento na escola, mas, para o próximo ano, poderíamo realizar duas por mês, combinando aulas tradicionais com aulas "desorganizadas" pela brincadeira.

Pense nisso, menina!