quinta-feira, outubro 28, 2010

Ele é o cara

Thales Antonio Pinheiro Scherer, da escola Heloísa Mourão Marques, foi premiado na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa (edição de 2010) e está classificado para a fase regional, categoria de artigo de opinião.

Alunos da 3ª série do ensino médio, Thales foi o primeiro colocado no município de Rio de Branco e o segundo no estado, com o artigo "Luz para Todos", dissertando sobre os apagões na capital do Acre.

Lecionei para a inteligência de Thlales no 2º ano do ensino médio, ano passado. Sempre atento, ele sempre assistiu às minhas aulas de Redação com dedicação. Escrevia e reescrevia o texto o quanto fosse necessário.

Muitos colegas de profissão só sabem reclamar dos alunos, como se os alunos não tivessem algo a reclamar dos professores. "Não querem nada, eu faço a minha parte, se não quiserem, eu ganho do mesmo jeito", afirma aquele pseudoprofissional.

Thales é muito para esse tipinho de falso professor. Alunos iguais a esse quieto rapaz me dizem que meu trabalho nunca está bom, que preciso melhorar sempre. Se vacilar, somos nós, professores, que parecemos tolos diante desse modelo de juventude.

A ti, meu amigo, digo-lhe apenas que eu queria que a escola pública brasileira fosse outra, mas, como não é, espero que nosso breve encontro nesta vida tenha ofertado a teu destino um professor que expressou a paixão pelo ato inquieto de lecionar.

Sei que deixei falhas, mas sei também que não fui mais um em sala de aula. Tentei mostra a ti a importância da palavra pensada e da palavras bem organizada com outras palavras. As vírgulas, sabemos, são muito importantes para tamanha organização. Não se esqueça dos bons verbos. Amplie seu vocabulário como quem amplia as boas amizades.

Alimente-se de bons livros, Thales, porque esse alimento combate a pior de todas as doenças: a ignorância. E saiba: adquirimos conhecimento para que não sejamos humilhados. Que no futuro próximo tenha sua apaixonada profissão e, quando receber seu primeiro salário, meu amigo, compre um livro.

Mas saiba também que trabalhamos não para receber dinheiro; trabalhamos para melhorar a vida de nosso semelhante. O dinheiro é uma consequência.

Vida longa, Thales!

Minha origem

Hoje, 28.10.2010, meu pai finalmente submeteu-se a uma cirurgia de catarata. Chegamos à clínica às 7 horas da manhã e, por muito pouco, ainda não seria este dia o dia da operação porque, dias antes, tossia muito por causa de uma gripe.

Mas, como ficou melhor, a médica o liberou.

Em casa, ficará em absoluto repouso por 30 dias. Depois dessa, ele ficará em uma mesa de cirurgia no próximo ano para que sua vista esquerda seja operada.

Com sequelas de dois acidentes vasculares cerebrais - sua voz modificou-se e esquece com facilidade -, ele não quer se submeter ao cateterismo, por isso seu médico ignora a real lesão deixada pelo AVC.

Ele está bem, mas, olhando com ternura para ele, não consigo deixar de me comover com a vida. Em 2011, concluirei algumas coisas no Acre e, depois de concluídas, afastar-me-ei de minhas funções como professor do estado para ficar com meus pais e com meu irmão.

O tempo sempre exige de nós, é preciso estar muito bem preparado para sua imposição.