terça-feira, agosto 04, 2009

Duas mulheres e um Sinplac

Professora Alcilene ou professora Luziele?

Presidenta do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac) por duas vezes, a professora Luziele busca manter-se na posição pela terceira. Infelizmente, o estatuto (errado) do sindicato permite esse abuso. Sou contra o continuísmo.

A professora Luziele, nesse longo tempo, mostrou-se incapaz de criar novas linhas para o jornalismo sindical. Se (ótima) informação é essencial não só para os filiados mas para a sociedade, a atual presidenta permaneceu indiferente a um jornalismo inteligente, irreverente, ético e abusadamente criativo.

Em sua gestão, o Sinplac não tem um sítio (o português de "site"). Não falo de blogue, mas de um sítio muito elaborado. Sem trilhar o caminho da informática, o Sinplac, submetido a duas gestões da professora Luziele, perdeu o "mouse" da história.

No lugar de uma Redação independente do sindicato, compra-se, sem minha autorização e sem a autorização de outros filiados, um terreno por R$ 80 mil. O que é prioritário para o Sinplac? Não penso em R$ 80 mil para isso. Penso que o sindicato, além do dinheiro dos filiados, precisa criar receita.

Por causa desses dois exemplos, não votarei na atual presidente.

E a professora-candidata Alcilene? Eu lhe disse que ela cometou um erro crasso ao ir para o Sinteac. Por outro lado, ela foi a primeira presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Acre (Sinteac) submeter as contas do sindicato a uma auditoria embora não tenha feito isso quando presidenta do Sinplac.

Ela possibilitou a mim (des) cobrir o que fazem com o dinheiro dos filiados. Publiquei a matéria neste blogue e no jornal Folha do Acre. O Sinteac Bank chegou até a emprestar dinheiro.

Outro erro: ser candidata à vereadora, confirmando aquela velha imagem de pessoas que passaram por sindicatos para chegar à política.

Ainda sim, penso que ela aprendeu e pode retornar ao Sinplac para possibilitar um novo jornalismo sindical e uma nova forma de organizar o Sinplac. Caso as transformações não ocorram, este blogue estará aqui para criticar até a própria mãe, dona Dilma Tavares do Nascimento.

Voto na professora Alcilene.