quarta-feira, agosto 15, 2012

Prefeitura de Rio Branco não sabe o português

Quando o assunto é língua portuguesa, a prefeitura de Rio Branco dá péssimo exemplo aos seus alunos do ensino fundamental.

Há uns carinhas da prefeitura que não entendem porra nenhuma de língua portuguesa, por exemplo, porra nenhuma de vírgula. É ignorância em estado sólido.

Eles prepararam um convite bonito para um português feio. Leia o convite.    

O Prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim e o Superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres tem a honra de convidar para a solenidade de inauguração da Rodoviária Internacional de Rio Branco.

Qualquer pessoa bem alfabetizada sabe que Raimundo Angelim deve ficar entre duas vírgulas. Ricardo Torres também.

Há outros erros, mas fico agora só com o uso errado da pontuação.
  

Redação HMM 2

George Orwell (1903-1950)

Quando o Jornal Nacional anunciou o manual de redação do governo federal, acessei a internete e transferi-o para meu computador. 


No dia seguinte, eu o escrevi na lousa para analisar o texto de Isabela Carvalho, "O fim do Grande Irmão".


      Câmeras que gravam qualquer movimento, telas transmitindo notícias a 
todo minuto, o Estado e a mídia controlando os cidadãos. O mundo idealizado por George Orwell em seu romance 1984, onde aparelhos denominados teletelas controlam os habitantes de Oceania vem se tornando realidade. Com a televisão e, principalmente, a internet, somos influenciados – para não dizer manipulados – todos os dias.

Análise é decompor, desmanchar, ou seja, para ver o todo, no caso, o parágrafo, é preciso, primeiro, separar as partes, isto é, os pontos contínuos e o ponto final.

1. 
Câmeras que gravam qualquer movimento, telas transmitindo notícias a todo minuto, o Estado e a mídia controlando os cidadãos.

2. O mundo idealizado por George Orwell em seu romance 1984, onde aparelhos denominados teletelas controlam os habitantes de Oceania vem se tornando realidade.

3. Com a televisão e, principalmente, a internet, somos influenciados – para não dizer manipulados – todos os dias. 

Dividida em três partes, a primeira parte deve ser também dividida.

1. 
Câmeras que gravam qualquer movimento,

2. telas transmitindo notícias a todo minuto,

3. o Estado e a mídia controlando os cidadãos.

Os alunos precisam saber quais termos recebem informação e quais passam as informações.

Um esquema deve ser apresentado a aluno.

1. Câmeras---gravam---movimento.
2. Telas---transmitindo---notícias.
3. Estado e mídia---controlando---cidadãos.

O aluno deve perceber que câmeras, telas, estado e mídia são termos equiparados como instrumentos de domínio.

Nesse sentido, ou seja, o de equivalência, gravar e transmitir têm significados conforme a ideia última, qual seja, a ideia de controle.

Gravar, no parágrafo, não é somente memorizar, guardar, salvar, mas a máquina grava para não haver o particular, o íntimo, o oculto, o escondido.

Ao ser gravado, aprisiona-se o tempo para ele pertencer ao outro que vigia para memorizar.

Quando perguntei qual o significado de "transmitindo", muitos alunos disseram que é "passar", "comunicar". O aluno deve aprender que o significado de um termo depende da relação desse termo com outros termos.

Sendo assim, "transmitir" não é "comunicar", mas o "controle da comunicação", porque "transmitir" não é palavra isolada, mas palavra-texto, ou seja, palavra que se relaciona com outras palavras. Texto não é ditado.


2. O mundo idealizado por George Orwell em seu romance 1984, onde aparelhos denominados teletelas controlam os habitantes de Oceania vem se tornando realidade.

O primeiro ponto contínuo prepara o segundo ponto contínuo ou, se quiser, o segundo ponto contínuo exemplifica os termos principais do primeiro ponto contínuo por meio de uma obra literária.

Além disso, o aluno deve saber que a relação entre as partes um e dois ocorre por meio de duas palavras: "teletelas controlam".

Mais: devem saber que essa relação ocorre por causa do aposto (
onde aparelhos denominados teletelas controlam os habitantes de Oceania), cuja vírgula a aluna se esqueceu de colocar antes do verbo "vem".

Ler em sala de aula é desconstruir o texto, expondo aos alunos as partes que compõem o todo.

Ler é detalhar e, somente depois disso, saber a que gênero pertence o texto.

Poderia continuar, mostrando a relação entre as partes dois e três, mas já é tarde. Tenho de dormir.