quinta-feira, maio 21, 2009

Um gesto voluntário

O que ganhamos com um gesto voluntário? A Secretaria Estadual de Educação emitirá um documento, reconhecendo o compromisso de seu funcionário público com a educação? Deus dará a mim a sorte de acertar na megassena?

No sábado, dia 23 de maio, das 9 horas às 11 horas, na escola Heloísa Mourão Marques, lecionarei Redação para 59 alunos. À tarde, será a vez do professor Luís.

O que ganho com meu gesto voluntário? Se eu tivesse uma sala bem confortável, bem organizada, poderia cobrar R$ 50 por mês, sendo três horas de Redação por semana. Na conta, seriam R$ 2.950. Leio Drummond.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários
.

Lecionar, já disse, é uma forma de me manter vivo, e isso não tem preço, só tem paixão, amor, vontade voraz de ver no futuro próximo meus alunos em um emprego que possibilite a eles pagar contas, viajar, comprar bons DVDs, adquirir livros interessantes, comprar a casa própria, presentear pais, comprar um buquê caro de flores para a namorada ou para a esposa.

Até sábado!

Alunos, uni-vos!












Amados alunos, unidos, iremos à Usina de Arte João Donato para assistir à peça Se o mundo fosse bom, o dono morava nele!, texto de Ariano Suassuna e direção de Llo Krugli. Como só havia um único horário, o espetáculo começará às 21 horas.

O navio partirá da escola às 20 horas. Navegantes, quando aportamos no teatro, o barco logo afundará por causa de um Ventoforte vindo do Norte. Não nadem. Afoguem-se na imaginação.

Graças à política cultural do atual governo, nossos olhos se abrirão para o que não idiotiza a alma humana, para o que não nos emburrece. Neste dia, desligaremos a TV das pegadinhas sem graça de um Faustão para perceber a mais nobre de todas as mentiras - a mentira do teatro.

"A arte é o mais alto poder do falso, ela magnifica 'o mundo enquanto erro', santifica a mentira, faz da vontade de enganar um ideal superior." Quem disse isso aos meus olhos foi Deleuze.

Até lá!